Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Restaurant Week: chefs ensinam receitas do festival; confira

Chefs de seis renomados restaurantes ensinam a preparar pratos servidos durante o evento

• 26/10/2014 às 11:00 • Atualizada em 01/09/2022 às 19:51 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O Restaurant Week é uma excelente oportunidade para saborear pratos de restaurantes renomados a preços acessíveis. Até o dia 2 de novembro, 64 restaurantes de Salvador oferecem menus completos com entrada, prato e sobremesa a preços fixos, tanto no almoço quanto no jantar. Como não dá tempo de ir a todos os estabelecimentos participantes, quem quiser provar mais delícias do festival pode preparar alguns pratos em casa. Chefs de seis restaurantes participantes compartilham com você receitas de pratos do festival. Confira:
Ingredientes:
150 grama file salmão Fresco
20 gr camarão 31 x 35 filé
20 gr anel de lula
20 gr polvo cozido
20 gr cebola branca picada
5 gr alho picado
10 ml azeite oliva
30 ml vinho branco seco
50 ml molho pomodoro
Manjericão
Salsinha picada
80 gr rosmarino (massa)
Modo de preparo :
Tempera o salmão, em uma frigideira anti-aderente adicione um fio de azeite de oliva, aqueça a frigideira e adicione o salmão , deixe-o cozinhar até ambos os lados do salmão ficar dourado, reserve-o. Para a massa rosmarino, cozinhe-a em água fervente com sal por cerca de 5 a 7 mim, reserve-a. Para o molho : corte os frutos do mar, a lula, o polvo bem pequeno, tempere-o com sal e utilizando de uma frigideira, adicione a cebola picada, o alho, o azeite e os frutos do mar, deixe-o refogar por cerca de 1mim. Adicione o vinho branco, o molho pomodoro, a salsinha e o manjericão, deixe-o cozinhar e no final ajuste o sal caso necessário. Para servir: adicione a massa ao molho, coloque-a num prato , em cima da massa coloque o salmão grelhado. Essa receita renderá apenas uma porção.
Receita do chef Fabrício Lemos, servida no Al Mare Veja também:Restaurante oferece curso sobre harmonização de vinhosConfira dicas para deixar sua tapioca mais saudável e magraÉ época de abacaxi: confira cinco receitas para fazer com a fruta
Ingredientes:
180g de filé mignon
1 batata grande
25g de tutano bovino
50ml de iogurte natural
Suco de um limão
5g de alecrim
2g de sal
Pimenta branca a gosto
Modo de preparo:
Lave e seque a batata leve ao forno asse até que esteja bem macia. Prepare o molho com o iogurte, limão, sal e pimenta. Grelhe ofilé que já foi temperado com sal e pimenta branca moída. Coloque uma pequena fatiado tutano em cima do filé e finalize com maçarico. Monte o prato colocando o filé e o molho por cima da batataque deve ser cortada em quatro pedaços.
Receita da chef Eliana Dias, servida como prato principal no jantar do Ercolano
Ingredientes:
100gr de pão toscano cortados em cubinhos
100gr de file de camarão
200gr de molho de tomates frescos
Folhas de manjericão frescos q/b
2 dentes de alho
01 colher de salsa picadinhas
100ml de azeite puro italiano
Modo de preparo:
Puxar numa frigideira 30ml do azeite com um alho inteiro, acrescente o molho de tomate, refogue por 2 minutos, jogue as folhas de manjericão cortadas com as mãos para não oxidar, acrescente o Paes em cubinhos e deixe molhar os Paes no molho para que fiquem embebidos com o fogo desligado, ajuste a pimenta e o sal. Em outra frigideira coloque o restante do azeite, puxe o camarão rapidamente, ajuste o sal em seguida retire o camarão, desligue o fogo e acrescente o outro alho picadinho junto com a salsinha a saborear no azeite onde puxou o camarão. Montar o prato primeiro com a papa al pomodoro como base , os camarões encima . Regue o camarão e a papa com o molho de feito com a salsinha , o azeite e alho picadinhos por cima e ao redor de todo o prato.
Receita do chef Alessandro Narduzzi, servida como entrada no La Lupa
Ingredientes para recheio:
1/4 de cebola
1 dente de alho
10ml de azeite de oliva
150ml de creme de leite fresco
40g de abobrinha cortada em julienne
40g de cogumelo de paris
150g de filé de badejo
20ml de vinho branco
Queijo parmesão
Sal
Modo de preparo:
Recheio: Em uma frigideira coloque a cebola, o azeite de oliva, alho, cogumelo paris, abobrinha e o filet de badejo. Refogue, acrescente caldo de peixe e vinho branco e deixe reduzir. Por último acrescente o creme de leite fresco e deixe cozinhar em fogo médio por 5 min.
Ravioli: Massa produzida artesanalmente com ovos, farinha de trigo, farinha de sêmola e tinta de nero sépia. Depois de pronta ou adquirida similar, cozinhar em água fervente com sal por 6 min.
Montagem e finalização:
Coloque uma lâmina da massa pronta sobre o prato que irá servir, acrescente o recheio e cubra com o restante da massa. Decore com tomatinhos cereja.
Receita da chef Andréa Ribeiro, servida no Restaurante Mistura
Ingredientes:
2kg de bacalhau posta alta
2 kg de batata
600grs de cebola em rodelas
120 grs de azeitona preta picada
Leite a gosto
350 ml de azeite extra virgem
6 ovos cozidos em rodelas
2 dentes de alho fatiados
Salsa a gosto
Sal a gosto
Modo de preparo:
Numa panela funda ferva água. Escalde o bacalhau já demolhado. Tampe e deixe descansar por 20m. Escorra o bacalhau, retire a pele e espinhas e deixe em lascas. Coloque as lascas em recipiente fundo e cobra-as com leite quente. Deixe descansar por uma 1 hora a 3 horas. Cozinhe as batatas com pele. Descasque e corte em rodelas. Doure ligeiramente a cebola e alho no azeite. Junte as batatas e o bacalhau escorrido. Mexa sem refogar. Acerte o sal e a pimenta. Coloque tudo numa assadeira e leve ao forno bem quente durante 10m. Sirva decorando com a salsa picada, as rodelas de ovo e a azeitona picada.
Receita do culinarista Jorge Paulo Mendes, servida no The Beef
Ingredientes:
1 berinjela
1 bola de mussarela de búfala
2 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite
1 tomate sem pele e sem sementes
Sal
Modo de preparo:
Corte a berinjela em fatias e polvilhe com sal. Deixe repousar até começar a soltar água. Lave a berinjela em água corrente e deixe escorrer. Leve na chapa para grelhar com um fio de azeite. Em uma panela refogue o alho com o azeite e jogue o tomate sem pele e sem sementes cortado em cubos. Deixe refogar. Monte num prato, intercalando, fatias de berinjela grelhada com fatias de mussarela de búfala. Regue com os tomates.
Receita da chef Anna Patrícia Pires de Assis Maia, servida no Tortarelli.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia