Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Saiba como deixar suas frituras crocantes e sequinhas

Deixar o petisco feito em casa do mesmo jeito do que é consumido no bar é difícil, mas não é impossível. Confira dicas para acertar no ponto.

• 20/03/2014 às 12:42 • Atualizada em 27/08/2022 às 10:13 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Petiscos fritos são deliciosos quando consumidos em botecos e restaurantes, mas em casa op resultado nem sempre é tão satisfatório. No entanto, com algumas dicas, é possível deixar o seu petisco crocante e sequinho.
Na hora de fritar, prefira sempre óleo de soja, girassol ou canola, que aguentam temperaturas mais elevadas sem perder suas propriedades. A temperatura também é um ponto importante para que a fritura fique perfeita. Cada petisco tem suas características, mas a regra geral é deixar o óleo entre 180ºC e 190ºC. Quem não tiver um termômetro para medir, pode fazer testes com pedacinhos do alimento ou colocar um palito de fósforo na gordura. A temperatura estará ideal quando ele acender. Se o petisco for frito em uma temperatura mais baixa do que a indicada, ficará muito gorduroso. Se a temperatura estiver alta demais, ele ficará cru por dentro. Durante a fritura, cada petisco deve ficar totalmente submerso no óleo. A panela escolhida deve ter o fundo grosso, o que ajuda o calor a ser distribuído uniformemente. Depois de fritos, eles devem ser colocados em um recipiente com papel-toalha, para que o excesso de gordura seja absorvido. Para retirar os petiscos, prefira uma escumadeira do tipo aranha, que que carrega menor quantidade de gordura. Em petiscos como batata e mandioca, o sal deve ser adicionado depois da fritura, para evitar que eles fiquem úmidos. Outra dica para preparar petiscos com batatas é deixar que elas gelem antes de serem fritas, porque assim ficam mais crocantes. Para gratinar queijo, o ideal é usar um maçarico culinário.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia