Gastronomia

Saiba como fazer peixe assado com salada de batata

Receita é fácil e prática

Agência O Globo
- Atualizada em

O Dia dos Pais já é neste domingo (12) e muita gente ainda não sabe o que preparar na hora do almoço. Quer uma dica rápida e fácil? Então aprenda a fazer peixe assado com salada de batata:

Ingredientes:

1 peça inteira (aproximadamente 1,2 kg) de robalo, pargo, anchova, cavala pescada ou olho de cão inteiro, sem escamas e vísceras; 2 colheres de sopa de shoyu; 2 colheres de sopa de azeite; 1 colher de sopa de saquê mirim; 1 colher de sopa de suco de limão; 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes e em tiras; 1 dente de alho picado; 1 colher de chá de gengibre ralado; 1 colher de sopa de salsa picada; 1 ramo de coentro; 2 colheres de sopa de cebolinha picada; 1 xícara de tomate cereja; 8 minicebolas cortadas ao meio.

Na salada: 4 batatas grandes cortadas em cubos e cozidas; 4 ovos cozidos em água fervente durante 6 minutos; 3 colheres de sopa de cream cheese; 1 colher de sopa de cebola roxa muito picada; 1/2 maço de cebolinha picada; 1/2 xícara de azeite extravirgem; sal e pimenta do reino a gosto; e papel manteiga para forrar.

Modo de preparo:

1. Faça pequenos cortes em diagonal na pele de cada lado do peixe.

2. Misture os ingredientes, exceto a cebolinha e o coentro.

3. Lave bem o peixe e coloque num saco plástico com a mistura, na geladeira, por uma hora.

4. Forre uma assadeira com o papel manteiga, unte com o azeite e ponha o peixe por cima.

5. Regue com a marinada.

6. Acomode o ramo de coentro na barriga do peixe e asse em forno preaquecido a 200° por 40 minutos. O tempo pode variar de acordo com o tamanho do peixe. Com garfo, puxe a carne em um dos cortes até a espinha para testar.

7. Salpique a cebolinha por cima e sirva com o molho do cozimento.

8. Para a salada, coloque os ovos em um recipiente alto e acrescente o azeite, o cream cheese, o sal e a pimenta.

9. Usando um mixer, bata bem para formar um creme.

10. Coloque as batatas cozidas em um recipiente e tempere com o creme, a cebola roxa e a cebolinha. Ajuste o tempero se preciso.

11. Deixe na geladeira até servir.