Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Saiba como montar uma salada equilibrada e completa

Salada elaborada com ingredientes de todos os grupos garante as necessidades do organismo numa única refeição

• 13/07/2013 às 8:30 • Atualizada em 02/09/2022 às 2:49 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Alimentar-se bem é muito importante para manter uma vida saudável. No entanto, nem todos sabem exatamente o que comer e nem a quantidade adequada de cada alimento para ter uma dieta rica e completa.
Para que a alimentação seja equilibrada, é preciso incluir pelo menos uma porção de alimentos provenientes de cada grupo alimentar diariamente. Uma salada bem elaborada pode garantir todas as necessidades em uma única refeição.
A nutricionista Bruna Petrungaro, consultora da rede Salad Creations, sugere que ingredientes reguladores como alface, tomate, cenoura e brócolis sejam combinados com elementos construtores, como lascas de frango, e energéticos, como macarrão, croutons e mix de cereais. “Regados com azeite e acompanhados de suco natural formam uma refeição balanceada e completa”, explica.
Na pirâmide abaixo, a nutricionista mostra composição de cada grupo alimentar e a quantidade de porções indicada para o consumo.
Além dos grupos identificados na pirâmide, os alimentos também podem ser divididos em reguladores, construtores e energéticos. Os reguladores são ricos em vitaminas, minerais e fibras, ou seja, o grupo das frutas e hortaliças. Os construtores são alimentos ricos em proteínas, como leguminosas, carnes, leite e derivados. E os energéticos são ricos em carboidratos e gorduras, presentes nos cereais, óleos, gorduras e açúcares.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia