Gastronomia

Salgado favorito: confira o passo a passo para fazer uma coxinha perfeita

A massa, ensinada pela professora de Gastronomia da UNIFACS, Ely Fujyama, serve também como base para outros salgados.

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Ninguém duvida que a famosa coxinha de frango é o salgado favorito da maioria dos brasileiros, não é mesmo? A professora de gastronomia  da UNIFACS Ely Fujyama, ensinou o passo a passo deste tira-gosto e a receita da massa ainda serve como base para outros salgados. Confira!


  • Receita de coxinha de frango


Massa básica para coxinha (serve para outros salgadinhos também*) e recheio

Ingredientes:

1,1kg de farinha de trigo
300g de manteiga ou margarina
2 colheres de sopa de alho em pó
2 colheres de sopa de cebola em pó
1 colher de sopa de cúrcuma em pó (açafrão da terra)
Sal e pimenta do reino a gosto
2 litros de leite

Recheio de coxinha
500g de peito de frango
1 cebola pequena bem picada
1 tomate sem casca e sem sementes picado
1 folha de louro
Salsinha a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto

4 colheres de sopa de óleo de soja ou outro vegetal
Água ou leite
Farinha de rosca
Óleo para fritar

Modo de preparo:


Da massa:
Levar o leite para aquecer com a manteiga/margarina, o alho em pó, a cebola em pó, a cúrcuma, o sal e a pimenta do reino. A manteiga/margarina deve derreter totalmente. Deixar ferver. Assim que ferver, adicionar a farinha de trigo de uma só vez. Misture bem para incorporar o líquido na farinha, até formar uma massa homogênea. A massa é bem firme e pode ser difícil de envolver, mas faça isso até soltar do fundo da panela. Retirar do fogo e colocar a massa sobre um saco plástico de congelar aberto ao meio. Isso é para poder manipular a massa quente sem se queimar. Com a ajuda do plástico, sovar a massa quente por alguns minutos, até que fique totalmente lisa. Neste momento é importante aproveitar para provar a massa para ver se não ficou faltando sal. Se for o caso, aproveitar a sova para adicionar um pouco mais de sal.

Do recheio:
Colocar o peito de frango para cozinhar na panela de pressão por 15 a 20 minutos com água (cobrindo todo o frango) e uma folha de louro com um pouco de sal. Desfiar o frango bem cozido. Aquecer o óleo em uma panela ou frigideira grande e começar a fritar a cebola. Adicionar o tomate picado, refogando bem, mas sem deixar secar. Colocar o frango desfiado, misturando para que incorpore bem os temperos (pode aproveitar para colocar o sal e a pimenta do reino). A salsinha picada é colocada no final e é opcional. Pode substituir por orégano, se preferir.

Modelagem das coxinhas:

Pegar um pouco da massa e modelar a coxinha. Pode fazer bolinhas, abrir um buraquinho com o dedo para colocar o recheio e depois fechar, fazendo a pontinha.

Para empanar, molhar as coxinhas em leite ou água mesmo, passar na farinha de rosca. Levar para fritar por imersão em óleo quente até dourar.

* Outros salgadinhos que podem ser feitos com essa massa: bolinhas de queijo ou bolinhas de outros recheios que quiser colocar (é só rechear a massa com pedaços de queijo ou outra coisa de sua preferência)