Gastronomia

Saúde no café da manhã: confira a receita do Overnight Oats

Conhecida como 'aveia amanhecida', a receita é rica em fibras e outros nutrientes

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Indicado por especialistas em alimentação, o “Overnight Oats”, traduzido para o português como “aveia amanhecida”, é uma receita que reúne os principais ingredientes para um café da manhã nutritivo e saudável, além de ser de fácil produção. 

Foto: Reprodução

De acordo com a nutricionista e professora dos cursos de Nutrição e Gastronomia da UNINASSAU, Lianna Cavalcante, a base da receita original deve conter aveia e leite – ou algum outro tipo de cereal (como chia) e extrato vegetal no lugar do leite (como “leite" de coco) –, amêndoas ou soja, e um complemento, como frutas, granola ou castanhas.

“É uma receita que deve ser preparada na noite anterior. Você coloca os ingredientes em um pote de vidro, deixa descansando na geladeira durante a noite e consome pela manhã do outro dia”, diz a nutricionista.

Entre os benefícios, Lianna ressalta que a aveia, por exemplo, é rica em fibra (beta-glucana), que ajuda a diminuir o “colesterol ruim” e, com isso, ajuda no combate de doenças cardiovasculares e aumenta a sensação de saciedade. Já o leite, é rico em proteínas e vitamina A, vitamina D, ácido fólico (vitamina B9), vitamina B12, colina, cálcio, fósforo, magnésio, selênio, que ajudam a melhorar a imunidade, e as frutas vão de acordo com o gosto de cada pessoa.

Confira a receita completa:

Ingredientes:
2 colheres de aveia
1 colher de chia
50 ml de leite
Frutas de sua preferência
1 colher de mel
Granola (opcional) 
1 recipiente de vidro com tampa

Modo de preparo: