Gastronomia

Se prepare para o Natal: hora de aprender uma deliciosa receita de rabanada

Chegou a temporada das receitas natalinas, e a clássica rabanada é um prato que pode estar tanto na ceia quanto no café da manhã

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

O nome pode até ser engraçado, mas o sabor é incomparável. Presente em todo o mundo, não se sabe ao certo a origem da tradicional receita natalina, apenas que foi criada pela necessidade do reaproveitamento do pão dormido. Apesar de ser remetida a Portugal, a rabanada é sucesso em países como Inglaterra, Estados Unidos e Brasil, onde a receita é um clássico natalino. 

Com a chegada do mês de dezembro, nada melhor do que aprender essa delícia natalina, que pode fazer parte do cardápio da ceia ou até de um simples café da manhã. A receita do site Panelinha, é rápida de fazer e serve até 10 unidades. Confira e bom apetite!

INGREDIENTES

  • 3 pães franceses amanhecidos
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • ½ lata de leite condensado
  • 3 ovos
  • ½ xícara (chá) de óleo para fritar
  • ½ xícara (chá) de açúcar para polvilhar
  • canela em pó a gosto para polvilhar 

MODO DE PREPARO

1. Corte os pães em fatias médias. Reserve.

2. Numa tigela, coloque o leite e o leite condensado e misture com uma colher. Reserve.

3. Em outra tigela, bata os ovos com um garfo até ficar uma mistura homogênea.

4. Leve uma frigideira com óleo ao fogo para aquecer.

5. Na tigela com o leite, coloque algumas fatias de pão e deixe de molho por 1 minuto. Transfira para uma peneira e escorra o excesso do leite.

6. Passe as fatias pelos ovos batidos e coloque imediatamente na frigideira. Deixe cada lado dourar por 2 minutos. Retire as rabanadas com uma escumadeira e transfira para um prato forrado com papel-toalha. Se o óleo ficar muito sujo, passe-o por uma peneira forrada com papel-toalha.

7. Num prato fundo, misture o açúcar e a canela. Polvilhe as fatias com a mistura. Sirva a seguir.