Gastronomia

Segundou! Aprenda a fazer um delicioso frango oriental

Receita mistura o tradicional com toque especial de acelga e broto de feijão

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Para começar a semana bem e fugindo da mesmice, que tal uma receita especial de Frango Oriental com Acelga e Broto de Feijão? O frango é uma das melhores proteínas animais, principalmente para quem está em dieta de emagrecimento. Aqui, ele ganha o toque saboroso da acelga, que ajuda na prevenção do envelhecimento precoce, e de brotos de feijão, que ajudam a acelerar o metabolismo, auxilia na digestão e muitos outros benefícios. 

A receita é super rápida de fazer, serve até quatro porções e tem um resultado delicioso. Confira e bom apetite!

INGREDIENTES

  • 2 filés de peito de frango (cerca de 400 g)
  • ½ maço de acelga (cerca de 12 folhas)
  • 125 g de broto de feijão (moyashi)
  • ½ cebola
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • ¼ de xícara (chá) de shoyu (molho de soja)
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • cebolinha fatiada a gosto para sevir

MODO DE PREPARO

1. Corte os filés de frango em cubos de 1,5 cm e transfira para uma tigela. Numa tigela pequena misture o amido de milho com 2 colheres (sopa) de shoyu, junte ao frango e deixe marinar por 20 minutos. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.


2. Em um escorredor, lave o broto de feijão sob água corrente. Solte as folhas do maço de acelga e lave sob água corrente. Na tábua, empilhe uma folha de acelga sobre a outra e corte em fatias de 3 cm de largura. Descasque e corte a cebola em cubos médios.


3. Leve uma panela wok (ou frigideira grande) ao fogo alto. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de óleo, junte o frango (sem o líquido da marinada) e deixe dourar por cerca de 3 minutos, mexendo de vez em quando.


4. Afaste o frango para as laterais da panela. Regue o centro da wok com o restante do óleo, acrescente a cebola e refogue por 1 minuto. Abaixe o fogo, junte o broto de feijão e misture com o frango e a cebola. Adicione a acelga em etapas e vá misturando para murchar. Regue com o restante do shoyu, o líquido da marinada e mexa por mais 5 minutos para incorporar os sabores e formar um molho. Desligue o fogo, prove, acerte o sal (se precisar, o shoyu já é bem salgado) e tempere a gosto com pimenta-do-reino. Sirva a seguir com o molho que se formou na panela e cebolinha fatiada. Fica uma delícia com arroz cateto integral.