Gastronomia

Seis dicas para acabar com o caos na cozinha

Vive perdido na cozinha e não aguenta mais desorganização? Confira essas dicas

Agência O Globo
- Atualizada em

Cadê a panela que estava aqui? Deve estar perto daquela tampa de potinho que você nunca mais achou. Você se identificou? Esta é a realidade numa cozinha desorganizada. Então, vamos dar um jeito nesta zorra. As dicas são da personal organizer Priscilla Caminha, responsável pelo blog Amo Organizar."O dia a dia torna-se mais prático e funcional, o espaço dentro dos armários é otimizado e o nível de estresse tende a diminuir. O primeiro passo, como sempre, é o desapego! Vamos jogar fora o que não serve mais. Muitas pessoas acumulam potes e mais potes (as vezes centenas!) sem real necessidade", lembra ela.

1- O lugar de cada coisa

Os itens mais utilizados devem estar à mão. A louça do dia a dia organizada em uma altura confortável, de fácil acesso. O que for usado com pouca frequência pode ir para as partes altas dos armários ou cantos mais difíceis de serem alcançados.

 

2- Eletros

Determine o espaço de cada categoria de eletrodomésticos, utensílios e outros.

 

3- Disposição

Analise a sua cozinha, a disposição dos seus móveis e organize tudo próximo à sua área de utilização. Isso facilitará a rotina. Por exemplo: as panelas perto do fogão.

 

4- Comidas

Hora de organizar sua despensa. Estabeleça categorias: farináceos, enlatados, biscoitos, massas, cereais etc. Utilize cestos plásticos para organizar tudo.

 

5- Cantinho do café

Separe em uma bandeja os itens do seu café da manhã (aqueles dos quais você não abre mão). Ponha esta bandeja na bancada ou em algum espaço de fácil acesso e visibilidade. Para os itens de geladeira, vale a mesma dica. Isso otimizará seu tempo pela manhã, proporcionando um café mais tranquilo.

 

6- Tudo na boa

Use e abuse dos produtos organizadores.