Gastronomia

Sem desculpa: aprenda receita de bolo de laranja funcional

Segredo está na calda de suco de laranja; confira

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
Quem não é fã de um bolo fofo e molhado? Que tal aprender uma receita prática e rápida de bolo de laranja molhadinho e funcional. O segredo está no processo de umedecer ele enquanto ainda está quente, nessa versão a calda utilizada será de suco de laranja. Confira:
Ingredientes 
Bolo
5 ovos inteiros 
5 colheres (sobremesa) de adoçante natural xilitol ou eritritol  
5 colheres (sopa) de farinha de painço ou farinha de grão de bico  
5 g de fermento em pó 
100 ml leite vegetal de amêndoas 
Calda
1 xícara de leite vegetal de amêndoas  
2 colheres de açúcar mascavo  
Sementes de 1 cardamomo 
Raspas de laranja 
1 xícara de suco de laranja natural
Como fazer 
Bata em uma batedeira os ovos. Eles ficarão, após uns 8 minutos em velocidade alta, um creme branco com quatro a cinco vezes o volume inicial. Sem desligar a batedeira, vá acrescentando o adoçante, colher por colher. Deixe bater por mais 5 minutos até o creme ficar branco novamente e firme na batedeira. Desligue.
Peneire 1/3 da farinha com o fermento sobre o creme e misture com uma espátula de fora para dentro devagar para não perder o aerado dos ovos. Agora misture, com uma espátula, metade do leite vegetal, do mesmo modo, de fora para dentro. Misture mais 1/3 da farinha, repita o processo com o leite e por fim o outro 1/3 restante da farinha. Esse processo é o que garante que o bolo ficará bem fofinho sem ter que acrescentarmos goma xantana para dar a liga que o glúten dá normalmente, já que essa receita não contem. Asse durante 25 minutos em forno aquecido a 200 graus.
Para a calda
Misture tudo em uma panela pequena ou em um pote para micro-ondas, deixe esquentar um pouco e reserve. Quando o bolo estiver assado (você verá que as bordas do bolo desgrudam da forma), jogue a calda por todo o bolo desgrudam da forma), jogue a calda por todo o bolo antes de desenformar. Não esqueça de peneirar ou retirar com uma colher as sementinhas de cardamomo.