Gastronomia

Sem mistério! Aprenda a fazer deliciosas esfihas abertas de carne

Receita rende até 20 porções e tem o tempo de preparo de 60 minutos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Esfiha está na lista de salgados preferidos de muita gente. E a boa notícia é que dá para reproduzir esse salgado em casa, sem mistério. Esta receita vai te ensinar a fazer uma versão aberta com recheio de carne. A receita rende até 20 porções e tem o tempo de preparo de 60 minutos. Confira o passo a passo:

Ingredientes:

500g de farinha de trigo;

1 colher (de sopa) de fermento biológico seco;

60g de açúcar;

60ml de óleo;

350ml de água;

1 colher (de chá) de sal;

Fubá (para polvilhar).

Recheio de carne:

150g de carne moída;

1/2 cebola picada;

1 colher (de sopa) de hortelã;

1 tomate picado;

Suco de 1/2 limão;

Sal e pimenta do reino a gosto;

150g de queijo (muçarela ou algum queijo branco);

3 colheres (de sopa) de salsinha picada;

1 colher (de chá) de creme de leite.

Modo de preparo:

Em uma tigela, coloque a água, açúcar, óleo, o fermento e misture bem. Já em outro recipiente, misture a farinha com o sal. Vá juntando a farinha à mistura líquida aos poucos até formar uma massa pesada.

Em seguida, coloque a massa em uma bancada polvilhada com um pouco mais de farinha de trigo, vá sovando até que a massa solte das mãos e fique bem lisinha, esse processo deve demorar uns 20 minutos.

Logo após, coloque a massa dentro de um recipiente, coloque um pano por cima e deixe descansar dentro do forno desligado por 20 minutos para que a massa cresça.

Enquanto isso, em uma tigela, coloque a carne moída, hortelã, tomates picados, suco de limão, sal, pimenta do reino. Dessa forma, em outra tigela, coloque o queijo, junte a salsinha, sal, creme de leite e misture bem.

Feito isso, divida a massa e abra cada pedaço na bancada polvilhada com um pouco de fubá, de forma que fique redondo e com uma pequena borda. Em seguida, coloque-as, já modeladas, em uma forma untada e enfarinhada e faça furos com o garfo.

Coloque o recheio de carne moída e, por cima, o queijo, leve para assar em forno bem alto, por cerca de 15 minutos ou até que fique bem dourado.