Gastronomia

Sequinho e crocante: aprenda a preparar o pastel frito perfeito

É uma ótima opção de petisco pela versatilidade de recheios

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Gosta de um bom petisco? Se sim, com certeza pastel frito é uma das suas opções, por permitir variados recheios. Para te ajudar a acertar na massa e fazer um pastel sequinho e crocante, a marca Finna separou algumas dicas e ensinou o passo a passo. Confira:

1- Sove a massa até que ela fique totalmente lisa, homogênea e elástica. Quanto mais fina, mais leve e crocante o pastel ficará depois de frito.

2- Depois de rechear seus pastéis, frite-os na hora, para evitar que eles ressequem em contato com o ar. Para congelar a massa, enrole-a em plástico filme e só finalize com os recheios antes de fritar.

3- A temperatura ideal para fritar o pastel é de 180 ºC. Se você não tem um termômetro, faça o teste de temperatura: jogue um pedacinho de massa na panela. Se fizer bolhas e barulho de fritura, a temperatura está ideal, mas se essas características forem intensas, está quente demais, podendo torrar sua massa. O ideal é que não esteja muito quente, nem muito frio.

4- Utilize um litro de óleo e frite um pastel por vez. Com mais litros de óleo, você consegue fritar mais pastéis e controlar a temperatura do óleo, que esfriará mais lentamente. O tempo ideal de fritura é de 30 segundos a um minuto.

5- Deixe os pastéis descansando em uma grade culinária antes de colocá-los no papel absorvente. Isso ajudará a deixá-los mais crocantes.

Foto: divulgação / Finna

Veja a receita completa de massa 

Massa Básica para Pastel


Ingredientes:


Para a massa:

3 xícaras de farinha de trigo 

1 copo de requeijão de água morna

2 colheres de óleo

1 colher rasa de sal

Para o recheio:

300 g de queijo mussarela ralado

Modo de Preparo

- Em uma tigela, coloque a farinha de trigo peneirada e o sal.

- Aos poucos, acrescente a água morna e o óleo. Mexa até incorporar.

- Sove a massa até ela ficar homogênea. Faça uma bola e envolva-a em filme plástico e deixe-a por 30 minutos na geladeira.

- Com a ajuda de um rolo, abra a massa e corte-a no formato que desejar.

- Adicione o queijo no meio e feche o pastel, pressionando as laterais com um garfo - para o recheio não vazar na hora de fritar.

- Frite em óleo quente até dourar.                                 

Dica: aproveite essa mesma massa e monte cones para fazer canudinhos e rechear com doce de leite ou brigadeiro.

Tempo de Preparo: 1h30min

Rendimento: aproximadamente 30 unidades