Gastronomia

Quer se arriscar na cozinha? Sete receitas para fazer com paçoca

A tradicional sobremesa vira ingrediente para outros doces deliciosos

Redação iBahia
- Atualizada em

Feita de amendoim, a paçoca é um doce que, mesmo sozinho, já agrada muita gente. Com outros ingredientes, então, ela tem tudo para ser um sucesso. Confira sete receitas que têm a paçoca como um dos ingredientes:


Ingredientes:

4 ovos 

1 1/4 de xícara (chá) de amendoim sem pele

1 xícara (chá) de óleo

2 1/2 xícaras (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

2 1/2 xícaras (chá) de chocolate em pó

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 xícara (chá) de leite

550 g de paçoca de rolha

1 lata de leite condensado

1 lata e 200 g de creme de leite

3/4 de xícara (chá) de água

1 colher (sopa) de margarina

Modo de preparo:

Prepare a massa: no liquidificador, coloque as gemas, 1 xícara (chá) de amendoim e o óleo e bata por 3 minutos. À parte, bata as claras em neve, acrescente 2 xícaras (chá) de açúcar e bata um pouco mais. Junte à mistura do liquidificador e bata mais um pouco. Adicione a farinha de trigo, 2 xícaras (chá) de chocolate em pó, o fermento e o leite e bata por 3 minutos. Unte uma forma redonda de 25 cm de diâmetro, despeje a massa e leve ao forno moderado por 50 minutos. Faça o recheio: em uma tigela esfarele a paçoca com um garfo. Coloque o leite condensado e 1 lata de creme de leite sem o soro, misture bem e leve à geladeira por 20 minutos. Prepare a cobertura: em uma panela, ponha 1/2 xícara (chá) de açúcar e a água. Deixe caramelizar. Acrescente a margarina e deixe ferver, deixe em fogo baixo, até obter uma calda grossa. Adicione 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó, 200 g de creme de leite sem o soro e mexa até incorporar totalmente com a calda. Desenforme o bolo, recheie com o creme de paçoca, cubra com o chocolate e decore com amendoim restante. 

Receita: Ana Maria

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

1 xícara de chá cheia de amendoim assado e triturado

1 colher (sopa) de manteiga com sal

Paçoquinhas para passar os docinhos

Modo de preparo:

Adicione todos os ingredientes em uma panela, leve ao fogo mexendo até que cozinhe e solte do fundo da panela. Fica mais consistente que um brigadeiro comum, por causa do amendoim. Coloque em um prato untado com margarina e espere esfriar.

Unte a mão com margarina, enrole os docinhos e passe na paçoquinha triturada.

Receita: ICKFD


Ingredientes:

1 xícara de açúcar

2 ovos

3/4 xícara de leite

1/2 xícara de óleo

1 colher de chá de essência de baunilha

2 xícaras de farinha de trigo

4 paçocas esfareladas

1 colher de chá de fermento em pó

Doce de leite para a cobertura

Modo de preparo:

Misture os ovos, o açúcar, o leite, o óleo e a essência de baunilha. Em outra tigela, coloque a farinha, o fermento e as paçocas esfareladas. Mexa bem e acrescente a mistura do primeiro passo. Distribua a massa nas forminhas de papel (que devem estar em fôrmas para cupcake) até completar 2/3 do total. Leve, então, ao forno preaquecido (180°C) por cerca de 20 minutos. Retire e deixe esfriar. Para decorar, pegue uma espátula, coloque doce de leite por cima dos cupcakes e passe-os, depois, na paçoca esfarelada.

Receita: Bianca Conde


Ingredientes para a massa:

100 g de clara de ovo

125 g de açúcar de confeiteiro

125 g de açucar refinado

125 g de farinha de castanha de caju

Corante caramelo

Ingredientes para o recheio:

330 g de chocolate branco picado

40 g de glucose

125 g de creme de leite fresco

200 g de paçoca

Modo de preparo da massa:

Numa tigela, misture a clara e açúcar. Leve ao banho-maria e mexa sem parar, até que a mistura perca a viscosidade. Transfira para uma batedeira e bata até ficar duro (como clara em neve). Junte gotas de corante. Desligue a batedeira e junte a farinha de castanha-de-caju e o açúcar em pó. Coloque a mistura num saco de confeiteiro. Numa assadeira untada com manteiga e farinha de trigo, pressione o saco de confeiteiro e forme pequenas bolinhas (sem picos). Leve a assadeira ao forno preaquecido a 100º C por dez minutos. Aumente o forno para 130º C e asse por mais dez minutos. Retire do forno, deixe esfriar por dez minutos e retire os "macarons" da assadeira. Deixe esfriar e pressione com o dedo o centro dos "macarons" (no lado reto).

Modo de preparo do recheio:

Ferva o creme de leite com a glucose. Adicione o chocolate e a paçoca picados, leve à geladeira. Quando estiver firme, coloque em um saco de confeitar e pingue o recheio nas cavidades dos "macarons". Junte-os em pares, fechando com o recheio para dentro.

Receita: chef Rafael Barros / Opera Ganache


Ingredientes:

150 g de margarina

1/2 xícara (chá) de açúcar

20 paçocas

2 latas de creme de leite

4 ovos 

500 g de biscoito maisena

Amendoins tostados

Modo de preparo:

Na batedeira, bata a margarina e o açúcar. Misture as paçocas e o creme de leite sem o soro. Reserve. Separe as claras e as gemas e bata as claras em neve (descarte as gemas). Incorpore delicadamente as claras em neve. Umedeça os biscoitos no soro do creme de leite. Em um refratário, alterne camadas de biscoitos e creme de paçoca. Leve para gelar. Decore com amendoins tostados. 

Receita: Ana Maria


Ingredientes:

1 lata de leite condensado

1 xícara (chá) de leite

1 xícara (chá) de leite de coco

5 ovos

250 g de paçoca cortada grosseiramente

Modo de preparo:

No liquidificador, bata o leite condensado, o leite, o leite de coco e os ovos. Acrescente a paçoca cortada em pedaços grandes e misture com cuidado para não desmancharem. Coloque em uma forma própria para pudim caramelizada. Asse em banho-maria, no forno, preaquecido, a 200 ºC durante 1 hora aproximadamente ou até que, espetando um palito, saia seco. Deixe esfriar e desenforme. Sirva bem gelado.

Receita: Ana Maria


Ingredientes para a massa:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo 

1/4 de xícara (chá) de açúcar 

4 colheres (sopa) de chocolate em pó 

1 pitada de sal  

3/4 de xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente 

1 ovo 

Ingredientes para o recheio:

250 g de paçoca amassada 

100 g de açúcar 

250 g de creme de leite fresco 

3 ovos

Para decorar:

6 pés-de-moleque moídos

Modo de preparo da massa: 

Aqueça o forno em temperatura alta. Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar, o chocolate em pó e o sal. Junte a manteiga e o ovo e amasse a mistura até ficar homogênea. Deixe descansar durante uma hora. Forre a assadeira com a massa.

Modo de preparo do recheio:

Em uma tigela, misture bem a paçoca amassada e o açúcar. Acrescente o creme de leite, os ovos e misture bem. Espalhe o recheio sobre a massa e leve ao forno por 30 minutos. Desenforme ainda morna e decore com o pé-de-moleque.

Receita: M de Mulher