Gastronomia

Simples, leve e saudável: veja receita de salada de frutas de forno

Aprenda uma nova forma de preparar o lanche típico das dietas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Falou em lanche em tempos de dieta, pensou em fruta ou salada de frutas. Correto? A opção saudável para quem está focado em uma alimentação equilibrada é difícil de ser inovada e, normalmente, acaba perdendo a graça. No programa Mais Você, a apresentadora Ana Maria Braga apresentou uma nova forma de preparar o lanche, no forno. Anote os ingredientes e prepare a uma salada de frutas de forno.Ingredientes

- 1/3 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente (75 g)

- ¼ xícara (chá) de açúcar (55 g)

- 1 pitada de sal

- ¼ xícara (chá) de leite (60 ml)

- ½ xícara (chá) de farinha de trigo (90 g)

- ½ colher (chá) de fermento em pó

- 400 g de frutas picadas (pêssegos em calda, morango, maçã, banana, kiwi)

- 1/3 xícara (chá) de açúcar misturado com 1 colher (chá) de amido de milho

- ½ xícara (chá) de água fervente


Modo de Preparo

1 - Em uma batedeira coloque 1/3 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente, ¼ xícara (chá) de açúcar, 1 pitada de sal e bata bem até formar uma mistura fofa e esbranquiçada. Adicione ¼ xícara (chá) de leite, ½ xícara (chá) de farinha de trigo e bata até formar uma massa homogênea. Desligue a batedeira, acrescente ½ colher (chá) de fermento em pó, misture e reserve.


2 - Em xícaras de chá untadas com manteiga coloque 4 colheres (sopa) de frutas picadas. Em seguida, coloque ¼ xícara (chá) de massa (feita acima) espalhando bem com as costas de uma colher. Por xícara coloque na superfície 1 colher (sopa) de açúcar misturado com amido de milho e cubra com 1 colher (sopa) de água fervente. Leve para assar em forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 40 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida.


Rendimento: 4 porções