Gastronomia

Sobremesas: receitas de sobremesas fáceis, rápidas, de chocolate, fitness e muito mais!

Sobremesas podem ser feitas das mais diversas formas e para as mais diferentes finalidades

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Sobremesas são conhecidas por adocicar o paladar após uma refeição principal, como o almoço ou o jantar e trazem consigo inúmeras opções de receitas para todos os gostos. 

As sobremesas podem ser feitas das mais diversas formas e para as mais diferentes finalidades. Um exemplo da versatilidade das sobremesas são a existência de receitas fitness com frutas como abacaxi, morango ou banana até os passo a passos mais açucarados que contam com chocolate, leite ninho, nutella ou leite condensado.

Devido a correria da vida, receitas de doces simples, rápidas e com poucos ingredientes são muito procuradas. Mas não se engane, também é possível encontrar sobremesas bastante elaboradas, não só para o dia a dia, mas para a celebração de datas comemorativas como o Ano Novo, Natal e São João. 

Uma alternativa favorável no quesito facilidade são as sobremesas que contam com gelatina em suas composições. A variedade de sabores das gelatinas, bem como a sua praticidade no preparo, garantem sobremesas leves e deliciosas sem muito esforço. Um excelente exemplo que leva o ingrediente são as receitas de pudim, que são super práticas.

Ao preparar um prato é necessário se atentar ao rendimento das porções da receita, a fim de evitar desperdícios. Existem doces que servem grandes quantidades, como pavês, perfeitos para comer em família, além das receitas individuais, como as sobremesas na taça, que atendem bem pequenas quantias.

  • Sobremesa fácil

Uma sobremesa fácil une a praticidade do preparo, a pouca exigência da técnica culinária e não deixa a desejar no sabor. São diversas possibilidades para receitas deste tipo, inclusive passo a passos rapidíssimos, que levam poucos minutos para ficarem prontos, como cheesecakes.

A simplicidade no preparo contempla todos os gostos imagináveis, desde receitas fitness para aqueles que seguem uma dieta mais restrita, até sobremesas extremamente açucaradas e sem limites calóricos.

Os doces pensados para serem saboreados depois do almoço ou jantar também podem ser feitos com poucos itens. Um belo exemplo disso são as receitas que levam apenas 3 ingredientes em sua composição, como mousses e bolos. 

  • Sobremesa de abacaxi

Se tem um doce que é a cara do Brasil é a sobremesa de abacaxi! São vários tipos de receitas doces que utilizam essa fruta tropical: tortas geladas, pavês, sorvetes, bolos e entre outras delícias. 

Rico em vitaminas, o abacaxi também se faz presente em sobremesas com viés mais saudável, sendo ainda sim uma alternativa bastante adocicada e saborosa. Além disso, a fruta ajuda no processo de digestão e aumenta a imunidade.

  • Sobremesa com chocolate

Proveniente do cacau, o chocolate é uma maravilha encontrada em inúmeras receitas. Das mais doces às amargas, as sobremesas de chocolate não deixam a desejar no quesito sabor, independentemente do formato. E o melhor é que existem opções de sobremesas rápidas com o ingrediente, como é o caso do preparo do brigadeiro.

  • Sobremesa na taça

Para aqueles em busca de um passo a passo para consumo individual, a sobremesa na taça é mais do que adequada. Seja com frutas, bolos ou turbinadas de chocolate, as delícias no copo são excelentes para saciar a vontade do doce depois da refeição principal. 

  • Sobremesa de banana

Outra alternativa muito querida pelos brasileiros é a sobremesa de banana, onde a fruta pode ser encontrada nos mais diferentes estados: caramelizada, frita, batida, cozida, como sabor do bolo e entre outros. Uma coisa é certa, as receitas com banana, além de serem deliciosas, também atendem dietas mais restritas como vegana, low carb e até zero lactose.