Gastronomia

Sobrou comida? Aprenda a fazer um saboroso bolinho de arroz

Alimento que sobrou do almoço pode ser o principal ingrediente para o bolinho que será servido como acompanhamento de outra refeição

Agência O Globo

Nos tempos atuais, as receitas têm que ser fáceis e práticas, mas nem por isso precisam ser menos saborosas. O arroz que sobrou do almoço pode ser o principal ingrediente para o bolinho que será servido como acompanhamento de outra refeição, por exemplo. Katia Barbosa, chef do restaurante Aconchego Carioca e integrante do programa “Mestre do sabor”, exibido pela TV Globo, ensina o passo a passo de uma de suas criações mais conhecidas.

— Essa é uma receita básica de bolinho de arroz, com toque especial de curry, que você pode usar ou não. Você pode incorporar ao arroz o que tiver na geladeira, como legumes assados, pedacinhos de linguiça ou bacon. E também é possível fazer a receita com o arroz que sobrou do almoço ou do jantar. Todos os bolinhos são ótimas receitas de reaproveitamento de alimentos, fáceis de fazer com o que se tem na geladeira — conta Kátia Barbosa.



  • Bolinho de arroz de Katia Barbosa (20 unidades)


Ingredientes:

 2 colheres de sopa de manteiga; 1 xícara de arroz agulhinha; 4 xícaras de água;
1/2 xícara de cebola picada; 1 colher de curry em pó; 1/2 xícara de queijo de minas padrão ralado;1 xícara de queijo de minas padrão cortado em cubos; leite e farinha de rosca para empanar; 250ml de óleo para fritar; sal a gosto.

Modo de preparo:

1. Refogue a cebola na manteiga até ficar transparente.
2. Em seguida, acrescente o arroz e refogue um pouco mais, por cerca de três minutos.
3. Adicione o curry (se tiver), a água e o sal.
4. Cozinhe em fogo baixo por 15 minutos ou até que o arroz fique quase seco.
5. Retire do fogo e misture o queijo de minas ralado grosso.
6. Deixe amornar, faça bolinhas e recheie-as com o queijo em cubos.
7. Passe cada bolinha no leite e na farinha de rosca. Repita o processo mais uma vez.
8. Frite em óleo fervente.