Gastronomia

Sommelier dá dicas de como harmonizar cervejas com comidas típicas

Saiba como combinar as variedades da bebida com entradas, saladas, moquecas e, até mesmo, chocolates

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Na época da Semana Santa, cresce a procura por vinhos para harmonizar com os pratos da ceia. Mas existem pessoas que preferem curtir a folga degustando cervejas e, assim como o vinho, é possível encontrar vários tipos de rótulos que harmonizem com as tradicionais comidas do feriadão como peixes, regados a azeite de oliva ou a dendê, e chocolate.

Foto: Divulgação

Há uma variedade de sabores de cervejas como amarga, clara, escuras, condimentadas e, por isso, é fácil combinar com os pratos, de forma que um sabor não interfira no outro. Segundo a especialista, as entradas como saladas e bolinho de peixe combinam mais com cervejas mais leves, como a Skol. 

Foto: Divulgação

Para combinar com os frutos do mar, o tipo indicado são as cervejas de trigo, como por exemplo a Hoegaarden e a Bohemia 14-weiss. Já os pratos principais, bem temperados ou apimentados, como as moquecas, combinam com cervejas mais encorpadas e com sabores marcantes. A indicação é harmonizar com a Colorado Indica ou a Colorado Vixnu, consideras cervejas amargas e com alto teor alcoólico, o que ajuda a limpar o paladar.

Por fim, a harmonização com os doces, especialmente chocolate, a dica é a Wals Trippel. Para chocolate ao leite, o indicado é a Colorado Demoiselle e para chocolate branco, a Wals Trippel.