Gastronomia

Sucos drenantes ajudam a reduzir o inchaço causado pelos excessos das festas de fim de ano

Confira algumas receitas de sucos para ajudar a eliminar as toxinas que sobraram das comemorações do Natal e Ano Novo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Na hora das festas de fim de ano, o álcool e a gordura caem como uma luva nos corpos animados. Mas no dia seguinte, eles, claro, cobram a conta. E o preço maior é o inchaço, que acomete barriga e pernas, principalmente. A nutricionista Gabrielle Gonçalves deu algumas receitas de sucos para ajudar a eliminar as toxinas que sobraram das comemorações.


Suchá vermelho

Tanto a cavalinha quanto a cúrcuma, segundo a nutricionista, são antioxidantes e têm efeito protetor contra os danos causados por toxinas. A melancia, por sua vez, é diurética.

Ingredientes

1 colher de sopa de cavalinha (erva seca)

4 cravos

½ litro de água

1 fatia de melancia

1 pitada de cúrcuma

Modo de fazer

Leve a água ao fogo. Ao abrir fervura, desligue o fogo. Acrescente a erva e o cravo. Abafe por 5 minutos e coe. Deixe esfriar e bata no liquidificador com a melancia e a cúrcuma.

Suco de maçã com aipo

Segundo a chef Andrea Henrique, do restaurante Pomar Orgânico, no Rio, o aipo é extremamente drenante e ainda dá um toque crítrico à receita que leva maçã.

Ingredientes

3 maçãs verdes

3 caules de aipo

Modo de preparo

Corte as maçãs em quatro pedaços e coloque no liquidificador ou centrífuga para bater, junto com os caules de aipo, incluindo as folhas. Se usar liquidificador, coe num pano fino.

Suco roxo

Rica em resveratrol e antocianinas, a uva tem ação antioxidante e anti-inflamatória, promovendo a desintoxicação do organismo. Ainda segundo Gabriella, o repolho roxo promove alcalinização da urina, o que favorece a eliminação de toxinas.

Ingredientes

2 colheres de sopa de romã

8 gomos de uva roxa

1 folha repolho roxo

1 colher de sopa de linhaça

150 ml água

1 pitada de pimenta caiena

Suchá Verde

Na receita de Gabrielle Gonçalves, a salsinha, por ser rica em taninos, é o principal ingrediente diurético. O limão tem papel de ajudar a eliminar as toxinas.

Ingredientes

2 colheres de sopa chá verde (erva seca)

3 folhas de hortelã

1 fatia de abacaxi

1 colher de sopa de salsinha picada

1 copo de água

Modo de preparo

Leve a água ao fogo. Quando abrir fervura, desligue o fogo. Acrescente o chá. Deixe em infusão, abafado, por 5 minutos. Coe. Quando esfriar, bata com abacaxi e hortelã.