Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Talharim, leve e saboroso para os dias primaveris

Uma receita com a leveza da primavera, leva limão siciliano e creme de leite.

• 06/10/2013 às 12:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 11:23 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Talharim com limão siciliano. A receita que solicitamos ao personal chef, o italiano Ivano Bragonzi, foi com uma missão: ser de fácil preparo, rápida, saborosa e leve. De acordo com o personal, a dica é o tempo de cozimento da massa, que deve ser retirada da água ainda al dente (durinho) e seguir para uma panela que servirá para aromatizar os talharins. Então mãos a obra!
Talharim com limão siciliano
Ingredientes (2 pessoas): 300g talharins 1 limão siciliano grande 50g de manteiga 150g creme de leite Pimenta do reino a gosto Cebolinha a gosto Sal a gosto Parmesão a gosto (opcional) Tempo de preparação 10 min, tempo de cozimento 10 min, dificuldade baixa e custo baixo. Como se faz Comece colocando água para ferver. Lave o limão em água corrente. Rale a parte amarela da casca do limão, mas certifique-se de não arranhar até a parte branca, porque pode amargar o prato. Adicione a manteiga e o limão ralado em uma frigideira e coloque na panela onde está cozinhando a massa para que a manteiga se misture e aromatize com a casca de limão (pode ser feito no fogo, mas com a chama baixa para a manteiga não ferver). Quando a água ferver deve se colocar bastante sal e mergulhar os talharins que lembramos devem ser escorridos muito al dente.
Por enquanto cortamos a cebolinha em rodelinhas. Quando a massa tiver al dente, escorrer parcialmente a água de cozimento e a colocamos na frigideira, onde está a manteiga com a casca de limão.
Com o fogo bem baixinho, vamos acrescentando o creme de leite a fio, continuando a mexer os talharins na frigideira em movimento circular. Quando a textura do creme de leite ficar levemente densa, tire do fogo, coloque em um prato (melhor se pre-aquecido) e, rale mais um pouco de casca de limão siciliano em cima e complete com a cebolinha.
Alguns tomates cerejas pra decorar e se quiser um sabor mais decidido uma pitada de parmesão será bem vinda. Bom apetite!

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia