Gastronomia

Tchau, ressaca! Aprenda as receitas que ajudam a passar pelas festas com tudo em cima

Sopa gelada, purê e smoothies... São muitas as opções para acabar com o mal-estar depois das festas

Agência O Globo

"Nunca mais eu vou beber”. A frase já virou um clichê dos dias seguintes às festas regadas. A sensação que deixa a cabeça rodando e o corpo mole, para dizer apenas os sintomas mais leves, é quase inevitável para os que gostam de aproveitar o carnaval como se não houvesse o amanhã.

Foto: Divulgação
Mesmo sabendo as regrinhas básicas do manual antirressaca, em que se aprende o quanto é fundamental beber bastante água e não é legal emendar uma taça na outra sem intercalar com uma opção sem álcool, volta e meia acontece de enfiar o pé na jaca sem medo.

Para ajudar no dia seguinte, reunimos receitas que amenizam os sintomas e deixam o corpo pronto para a próxima. Chefs, mixologistas e bons de copo ensinam seus saberes de cura a quem quiser passar bem pela folia desta semana. Há um pouco de tudo: de saladas e sucos até comidinhas simples mas que fazem o maior efeito. Escolha as de que mais gosta e prepare-as no dia em que a farra for intensa.

Gazpacho, a deliciosa sopa fria de vegetais
Ingredientes:

10 tomates maduros

1 pimentão verde médio

1 pepino médio

1/2 cebola

1 dente de alho

1 fatia de pão

3 colheres de sopa de azeite

3 colheres de sopa de vinagre

sal e pimenta a gosto

gelo

Modo de fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador. O pão tem como função dar consistência à sopa, então adicione mais, se achar necessário. O gelo vai deixá-la bem gelada, ideal para os dias mais quentes. Quem preferir, pode descascar os ingredientes, mas não é fundamental.


Massa com molho de tomate
Ingredientes:

150g de espaguete

4 tomates maduros

2 dentes de alho

2 colheres de sopa de azeite

3 galhos de manjericão

Sal e pimenta-do-reino para moer na hora

Queijo parmesão

Modo de fazer: Leve ao fogo alto uma panela média com aproximadamente 2,5 litros de água. Corte os tomates em cubos, descartando as sementes. Pique o alho. Assim que a água ferver, misture 1 colher de sopa de sal e coloque o macarrão para cozinhar até que fique al dente . Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte os tomates e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o alho, as folhas de manjericão e refogue por apenas 1 minuto para perfumar. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Junte o macarrão ao tomate na frigideira e misture bem. Sirva a seguir com queijo parmesão ralado.

Purê de batata rústico
Ingredientes:

5 batatas

40ml de azeite

50g de manteiga

Noz moscada

Sal e pimenta

Modo de fazer: Cozinhe as batatas com casca. Espete com o garfo e desligue o fogo quando estiver com a consistência molinha. Deixe esfriar e retite a casca. Com um garfo, amasse as batatas, junte a manteiga e o azeite e crie um creme com pedacinhos. Rale a noz moscada e acerte o sal e a pimenta. Sirva em um bowl individual.

Smoothie de frutas vermelhas detox
Ingredientes

100g de framboesa congelada

100g de morango

2 bananas congeladas

1 pedaço de gengibre

200ml de água de coco

1 colher de óleo de coco

Modo de fazer: Bata tudo no liquidificador.