Gastronomia

Tentação: bacon feito em casa é mais saudável e saboroso, aprenda

Estrela de muitas dietas low carb, ele fica mais gostoso e você ainda elimina a possibilidade de corantes e conservantes

Redação Correio 24h
Bacon é bom e (quase) todo mundo gosta. Mas você já pensou em fazer essa maravilha em casa? Sim, é possível, simples e mais econômico.
Metendo a mão na massa você elimina possíveis conservantes ou corantes e uma espécie de salmoura que é injetada na carne do porco. Só que essa "água com sabor" evapora quando o bacon é frito ou assado.
Confira a receita:

INGREDIENTES
Lenha ou lascas de madeira de árvores frutíferas (macieira, por exemplo) para defumação
1 barriga de porco ou manta
Sal, açúcar e pimenta a gosto

MODO DE FAZER
1ª fase: Cura seca. Tempere a barriga de porco com sal, açúcar e pimentas e guarde na geladeira, dentro de uma vasilha tampada, por aproximadamente uma semana.
2ª fase: Lave para retirar o excesso de cura. Aí vai começar a defumação. Disponha a lenha em uma assadeira, acenda as lascas e coloque-as na prateleira mais baixa do forno a menos de 100ºC. Coloque a barriga em outra assadeira e leve ao forno em uma prateleira superior por, no mínimo, 6 horas.
*A receita pode variar em tempo e isso fica ao seu gosto. É possível também acrescentar algum tempero de sua preferência e até optar por outras variedades de madeiras frutíferas, como cerejeira, jabuticabeira, macieira e goiabeira. Qualquer uma que seja dura e livre de resina ou produtos químicos pode ser utilizada para defumar alimentos.