Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Todo dia 29 é dia de comer nhoque; saiba por que

O ritual funciona como uma simpatia para atrair fartura

• 29/05/2014 às 15:58 • Atualizada em 27/08/2022 às 17:29 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Segundo a tradição, todo dia 29 do mês é dia de comer nhoque. O ritual funciona como uma simpatia para atrair fortuna e deve ser feito na hora da refeição. deve-se colocar uma cédula de qualquer valor embaixo do prato com nhoque e comer de pé as sete primeiras garfadas. Para cada uma, deve-se fazer o pedido diferente. O dinheiro colocado debaixo do prato deve ser guardado até o próximo dia 29, para garantir fartura.
Conta a lenda que essa tradição começou com São pantaleão, que, num dia 29, perambulava faminto por um vilarejo na Itália e bateu na porta de uma casa pedindo comida. A família era simples, mas não se importou em dividir o pouco de nhoque que tinha com ele. Depois de feita a divisão, cada um ficou com sete massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu e partiu. Quando a família foi recolher os pratos, encontrou dinheiro embaixo de cada um deles.
Ficou com vontade de preparar o nhoque da fortuna? Confira a receita:
Ingredientes:1 Kg de batatas 1 ovo 1 colher (sopa) de açafrão 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado Sal a gosto 12 colheres de farinha de trigo
Modo de preparo:Lave as batatas e embrulhe-as em papel-manteiga. Cozinhe-as no micro-ondas na potência normal por 16 minutos. Deixe esfriar, retire a casca e passe no espremedor. Em uma tigela, misture a batata, o ovo, o açafrão, o queijo, o sal e a farinha. Trabalhe a massa até ficar homogênea. Com as mãos enfarinhadas, faça rolinhos e corte os nhoques. Cozinhe-os em porções em água abundante com sal até que subam à superfície. Retire com uma escumadeira e coloque-os em uma travessa. Sirva com o molho de sua preferência.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia