Gastronomia

Torta de pudim: duas sobremesas que mais ama juntas

Já imaginou juntar torta e pudim na mesma sobremesa?

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Duas sobremesas tradicionais, boas e queridinhas de quem ama doce: tota e pudim. Já imaginou as duas juntas? No programa 'Rainha da Cocada', do GNT, a apresentadora Raíza Costa mostrou que essa mistura é possível. Anote as receitas e o modo de preparo e aproveite.

Ingredientes

Para a massa:

- 200g de farinha

- 30g de açúcar

- 1 pitada de sal

- 100g de manteiga gelada

- 1 ovo gelado


Para o creme:

- 350ml de leite integral

- 1 fava de baunilha ou 10ml de extrato

- 3 ovos

- 10g de farinha

- 10g de amido de milho

- 395g de leite condensado


Para a crosta caramelada:

- 200g de açúcar

- 30ml de água


Modo de preparo


Para fazer a massa:


- Em uma vasilha coloque a farinha, o sal e o açúcar. Acrescente a manteiga gelada e, com a ponta dos dedos, incorpore-a com os ingredientes secos até virar uma farofinha. Jogue o ovo e misture mais um pouco.

- Em uma superfície plana vá tirando pedacinhos de massa do tamanho de uma noz e pressione contra o balcão. Com uma espátula recolha essa massa e reserve. Quando terminar, junte os pedacinhos de massa em uma bola e a fraisage está feita. Embrulhe-a em filme plástico ou papel manteiga e leve para gelar por meia hora, no mínimo.

- Abra a massa em uma superfície enfarinhada, usando o rolo sempre no mesmo sentido. Quando a massa estiver com meio centímetro de espessura, enrole-a no rolo e passe para a forma. Com uma bolinha de massa, pressione as laterais da forma para que a massa fique justinha. Passe o rolo sobre a forma para tirar as rebarbas, ajeite a massa nas laterais e fure o fundo dela com um garfo. Leve para gelar por 10 minutos.

- Asse em forno preaquecido a 180ºC por 20 minutos ou até a massa estar dourada.


Como preparar o creme:


- Em uma panela, coloque o leite e uma fava de baunilha aberta, com as sementinhas, ou o extrato de baunilha. Leve ao fogo médio até começar a levantar fervura. Assim que ferver, desligue o fogo e tampe a panela por 10 minutos. Se você usar o extrato, não precisa esperar o tempo de infusão.

- Bata os ovos com a farinha e o amido até ficar esbranquiçado. Adicione o leite condensado e misture. Jogue um pouco do leite quente na mistura de ovos mexendo sem parar e volte tudo pra panela. Cozinhe em fogo baixo até a mistura engrossar.

- Derrame o creme na massa assada e leve ao forno a 180ºC, por 20 minutos ou até o creme endurecer.

Modo de preparo da crosta de caramelo:

- Em uma panela, de preferência de cobre, misture o açúcar e a água. Assim que ferver, pincele água fria nas bordas para o açúcar não cristalizar. Para saber o ponto certo é só observer a cor: quando ele estiver dourado, pode desligar. Desenforme a torta e jogue o caramelho borbulhando por cima.