Gastronomia

Tradicional: aprenda a fazer um delicioso macarrão com molho de tomate

Com poucos ingredientes e tempo de preparo curto é possível ter uma refeição deliciosa

Redação iBahia (redacao@ibahia.com)
- Atualizada em

Tradição é tradição, melhor ainda quando o preparo é rápido e fácil. O macarrão com molho de tomate ganha uma versão rústica e despojada nessa receita do site Panelinha. Servindo quatro porções, o tradicional macarrão ganha um sabor ainda mais especial. 

Confira a receita e bom apetite!

INGREDIENTES

  • 150 g de espaguete (ou outra massa longa de grano duro)
  • 4 tomates maduros
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 3 galhos de manjericão
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • queijo parmesão ralado a gosto para servir

MODO DE PREPARO

1. Leve uma panela média com aproximadamente 2,5 litros de água ao fogo alto.

2. Lave, seque, corte os tomates ao meio e descarte as sementes. Corte cada metade em 3 tiras e as tiras em cubos médios - se quiser, use uma faca de serra. Descasque e pique fino o alho. Lave, seque e retire as folhas dos galhos de manjericão. 

3. Assim que a água ferver, misture 1 colher (sopa) de sal e coloque o macarrão para cozinhar (conforme instrução na embalagem), para ficar al dente. 

4. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte os tomates e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o alho, as folhas de manjericão e refogue por apenas 1 minuto para perfumar. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. 

5. Assim que der o tempo do macarrão, retire e reserve 1 xícara da água do cozimento. Escorra a massa.

6. Junte o macarrão ao tomate na frigideira e misture bem. Se achar necessário, regue com a água do cozimento para deixar o molho mais fluido. Sirva a seguir com queijo parmesão ralado.