Gastronomia

Três receitas para comemorar o Dia Mundial do Vegetarianismo

Veja também dicas para aderir ao vegetarianismo de vez e uma nova opção de restaurante voltada para essa culinária em Salvador

Redação iBahia (redaca@portalibahia.com.br)

Que tal aproveitar o Dia Mundial do Vegetarianismo, que é comemorado nesta terça-feira (1°), para inovar na cozinha? O iBahia recebeu algumas sugestões de receitas de prato principal a sobremesa.

Para quem deseja tornar os cardápios vegetarianos uma realidade diária, a chef Camila Botelho, membro da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), aconselha consultar primeiro um nutricionista. "O profissional de nutrição te ajudar a manter o equilíbrio no prato, que deve ter grãos, vegetais e sementes sempre. Na fase de transição, caso sinta vontade comer carne, consuma tofu defumado, bacon vegano ou bife de soja".

Veja as receitas:

Risotto de Quinoa (Chef Camila Botelho)

Foto: divulgação
Ingredientes:
- 2 xícaras de quinoa
- 1 cebola
- pimenta do reino
- sal
- alho poró
- 1 batata doce roxa grande
- cheiro verde a gosto
- nutritional yeast (tempero à base de levedura nutricional) a gosto opcional (ou queijo vegano)
- cogumelos de sua preferência (eu indico: paris, shitake ou eryngui)
- molho barbecue
- semente de girassol
- semente de abóbora

Modo de preparo:
Deixe a quinoa de molho por 8 h, depois descarte a água e cozinhe-a com duas xícaras de quinoa e 1 ½ xícara de água. Cozinhe a batata. Então, bata com pouca água para ficar cremosa. Refogue a cebola e alho poro.

Brownie
Foto: divulgação

Ingredientes:

- 1 ½ kg de batata doce
- ½ xícara de farinha de amêndoas
- ½ xícara de chocolate em pó
- ½ xícara de melado ou açúcar demerara
- 1 colher de café de bicarbonato de sódio
- ½ xícara de óleo de coco
- 50g de chocolate 50% cacau (em barra)
- Amêndoas picadas para decorar

Modo de preparo:


1- Cozinhe as batatas até ficar na textura de purê. Bata no processador com todos os ingredientes. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus.
2- Desinforme quando as bordas estiverem bem sequinhas. Quando sair do forno vai parecer que não deu certo, mas depois de gelado fica lindo. Deixe na geladeira por 2 horas.
3- Derreta o chocolate 50% cacau, em banho-maria, e jogue-o ainda quente por cima do brownie. Decore com as amêndoas picadas. Não sirva gelado espere ficar em temperatura ambiente. Acompanhe com sorvete para uma combinação divina!

Nhoque de raízes (Restaurante Casa Graviola)

Foto: divulgação
Ingredientes:

- 180g de batata
- 120g de inhame
- 40g de farinha de arroz
- 2g de sal
- 2g de pimenta
- 70 ml de molho pesto

Modo de preparo:


1- Cozinhe a batata e o inhame com casca e, depois de descascá-los, rale no ralador.
2- Quando frio, adicione, sal, pimenta e a farinha de arroz até que pare de grudar nas mãos. Cuidado para não ficar "pesado" demais!
3- Enrole a massa e corte em cubos pequenos.
4- Em uma frigideira bem quente, ponha o nhoque até que o mesmo fique dourado, com uma leve "casquinha". então, acrescente o pesto de manjericão.

Molho de Pesto:

Ingredientes:


- 80g de manjericão
- 200 ml de azeite
- 40g de castanha de caju
- 10g de alho
- 2g de sal
- 2g de pimenta

Modo de preparo:


1- Junte todos os ingredientes e bata em um processador, com uma pedra de gelo.

O sócio-fundador da Casa Graviola, Abner Lopes, explicou que a receita de nhoque de raízes surgiu de um desafio de 1h30, que contou com a participação do Clube Orgânico, para preparar pratos com ingredientes de uma cesta orgânica. O resultado foi satisfatório e eles inseriram o nhoque no cardápio.

O Casa Graviola vai inaugurar a primeira unidade do restaurante em Salvador nesta terça-feira (1°), em um evento apenas para convidados. A loja ficará localizada na Rua Alexandre Herculano, 57, na Pituba. A partir de quarta-feira (2), o local será aberto ao público externo.