Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Truques infalíveis: aprenda a fazer hambúrguer gourmet em casa

Confira ainda uma receita de Barbecue de Goiaba Artesanal

Redação iBahia • 05/03/2021 às 14:47 • Atualizada em 27/08/2022 às 2:46 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Quer aproveitar o feriadão com a família em casa para colocar a mão na massa? Que tal aprender alguns truques para fazer um delicioso hambúrguer gourmet? O chef Marcio Garrido, da VK Burguer, deu algumas dicas para quem é amante de um bom hambúrguer.

Segundo ele, para iniciar é preciso ter um blend (mistura de cortes) especial, além de um percentual de gordura adequado. "A gordura é quem ajuda a dar sabor e suculência. Acertando o percentual de gordura, você evita aquela carne ressecada. O percentual indicado varia de 20% a 30%. Para um bom blend, indico 2 cortes, 50% acém, 30% peito e 20% gordura", explicou.

O ideal é que a moldagem seja feita ainda com a carne gelada, mas não empedrada, e o tempero (sal e pimenta do reino) só deve ser colocado na hora de fritar: "na hora de fritar o hambúrguer, a frigideira deve estar muito quente, coloca um pouco de gordura na superfície. A chapa deve estar quente para que a carne seja frita e não cozida. Se ela estiver fria, sua carne vai soltar liquido e isso vai fazer com que ela cozinhe. Se for fazer em churrasqueira, deixe o braseiro bem forte. Lembre: antes de colocar a carne no pão, deixa ela descansar pelo menos 1 minuto pra que o seu liquido se redistribua entre toda a carne e não molhe tanto o pão".

O queijo deve ser colocado pouco antes de retirar o hambúrguer da frigideira. Quanto ao pão, Marcio explica que deve ser muito bem escolhido: "passe manteiga e sele ele. Isso vai fazer com que o pão crie uma crosta que vai ajudar com que o 'suco' da carne não penetre no pão". Para finalizar o hambúrguer, a imaginação vai de quem está preparando. "O hambúrguer lhe dá opções pra brincar com sabores desde o doce ao salgado, misturar gordura, como bacon, com folhas como alface e rúcula", finalizou.

Confira uma receita especial de Barbecue de Goiaba Artesanal, feita pelo chef:

Barbecue de Goiaba:

Ingredientes

200gr de Catchup

½ xic de vinagre de maçã

½ xic de mostarda

2 colheres de sopa de extrato de tomate

2 colheres de molho shoyo

2 colheres de molho inglês

1 colher de sopa rasa de páprica defumada

1 colher de sopa alho em pó

1 colher de sopa de cebola em pó

1 colher de chá de pimenta do reino

400gr de goiabada (se tiver a cascão, melhor, caso não tenha pode ir com a normal)

Pulo do gato: 1 colher de chá de fumaça em pó ou fumaça líquida. Tem também a opção de pegar um pedaço de brasa, colocar na superfície do molho e fechar a panela. Isso é pra dar o toque do defumado em seu barbecue.

Modo de Preparo:

- Coloque todos os ingredientes na panela, misture bem e deixe cozinhar até derreter a goiabada. (Mexendo de vez em quando)

- Depois espere esfriar, coloque em algum refratário pode guardar na geladeira.

- Se for fazer a defumação com a brasa (meu método preferido), coloca a brasa já com fogo desligado e tampa. Aguarda uns minutos e depois tira a brasa e mexe o molho de novo.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia