Gastronomia

Truques na cozinha tem fundamento ou não? Desvende 5 deles

Diversos truques da cozinha são passadas de geração em geração como verdades absolutas. Mas elas são mesmo verdadeiras?

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A cozinha é cheia de truques, mas será que todos são válidos?Óleo na água do cozimento evita que o macarrão grude? Açúcar tira mesmo a acidez do molho de tomate?


Essas e outras máximas da cozinha são passadas de geração em geração como verdades absolutas. Confira abaixo o que é mito e o que de fato faz a diferença na sabedoria da cozinha popular divulgados pelo Uol Gastronomia.1. Açúcar tira acidez do molho de tomate?

O açúcar não reduz acidez do molho. Ele apenas adoça e, por isso, acaba disfarçando o sabor ácido. Para anular ou corrigir acidez é preciso um elemento básico - como por exemplo, o bicarbonato de sódio.


2. Dessalgar o bacalhau no leite acelera o processo?

Não. A dessalga acontece porque o bacalhau salgado é posto de molho em um meio líquido sem sal. Trocar a água pelo leite não vai acelerar o processo e ainda vai influenciar no sabor. Caso o sabor de leite não seja desejado na receita, é melhor dessalgar apenas em água.


3. Colocar óleo na água do cozimento evita que macarrão grude?

Não. O que evita que o macarrão grude é cozinha-lo em uma panela bem grande e com muita água fervente e salgada. O óleo só vai untar a massa e deixá-la pesada e escorregadia, fazendo com que o molho não tenha muita aderência.


4. Colocar uma batata inteira na comida pode reduzir o sal?

Sim. As batatas, quando colocadas em um molho muito salgado, funcionam como uma esponja, removendo o tempero. Depois, ela pode ser descartada ou usada em outros pratos sem sal.


5. Colocar sal na água faz com que ela demore mais para ferver?

Sim. A água pura no nível do mar ferve a 100ºC. Ao acrescentar sal, ela precisará de mais calor para ferver - logo, levará mais tempo. Por isso, para não atrasar muito o preparo, coloque o sal depois que a água estiver já fervendo.