Gastronomia

Uma delícia só! 10 receitas diferentes de bolo de chocolate

O tradicional bolo de chocolate ganha ingredientes, caldas e recheios variados

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O bolo de chocolate é uma opção tradicional para o lanche e para a sobremesa, que agrada tanto crianças quanto adultos. Para variar um pouco o bolo com recheio de brigadeiro, veja algumas receitas diferentes.

Ingredientes:
8 colheres de sopa de manteiga

1 xícara de chá de açúcar

2 ovos

3 tabletes de chocolate meio amargo (600 g)

1/2 xícara de chá de leite quente

1 1/2 xícara de cháde farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó

8 colheres de sopa de creme de leite

1 colher de café de essência de amêndoas

1/2 xícara de chá de amêndoas torradas e em lascas

Modo de preparo:

Prepare a massa: bata 6 1/2 colheres de sopa de manteiga com o açúcar e as gemas na batedeira por 5 minutos. Reserve. Derreta 1 tablete de chocolate em banho-maria, despeje na mistura de açúcar e alterne com o leite, a farinha de trigo e o fermento peneirados. Bata por mais 10 minutos. Reserve. Bata as claras em neve e incorpore à massa delicadamente. Despeje em uma forma untada com 1 colher de sopa de manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Leve para assar em forno médio preaquecido, até que, enfiando um palito, ele saia limpo.

Prepare o recheio: ponha, em uma panela, o creme de leite, 1/2 colher de sopa de manteiga e leve ao fogo alto por 3 minutos, ou até ferver. Retire, junte 2 tabletes de chocolate meio amargo ralado e a essência de amêndoas e misture bem até o chocolate derreter. Leve à geladeira por 2 horas. Desenforme o bolo e retire a superfície e as laterais. Corte-o ao meio e espalhe metade do recheio em uma das metades e cubra com a outra. Use o restante do recheio como cobertura e decore com as lascas de amêndoas. Sirva o bolo gelado.

Dica: se preferir, substitua as amêndoas por amendoim ou castanha de caju.

Ingredientes:
4 ovos

2 1/4 xícaras (chá) de leite

1/2 xícara (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) e 2 colheres (sopa) de farinha de trigo

5 colheres (sopa) de chocolate em pó

4 colheres (sopa) de margarina

1 colher (sopa) de fermento em pó

1/4 de xícara (chá) de leite

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

5 colheres (sopa) de mel

Chantilly a gosto

Chocolate derretido para mesclar

Modo de preparo:

Na batedeira, bata as claras em neve. Continue batendo, acrescente uma a uma as gemas, 1 xícara de chá de leite, o açúcar, 2 xícaras de chá de farinha de trigo, 4 colheres de chocolate em pó e 2 colheres de sopa de margarina. Misture o fermento em pó e coloque a massa em uma forma de 22 cm de diâmetro untada e enfarinhada.

Asse no forno pré-aquecido a 200 ºC durante 40 minutos ou até que espetando um palito saia seco. Deixe esfriar e desenforme.

Prepare o recheio: em uma panela, misture o leite condensado, 1 xícara (chá) de leite, o creme de leite, 2 colhers (sopa) de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de margarina e o mel. Cozinhe no fogo brando, mexendo sem parar até soltar do fundo da panela. Coloque em um refratário, cubra com filme plástico e deixe esfriar. Desenforme o bolo, corte ao meio, umedeça com uma mistura de 1/4 de xícara (chá) de leite e 1 colher (sopa) de achocolatado e recheie. Cubra com o chantilly e mescle com o chocolate derretido.

Dica: para mesclar a cobertura, pingue sobre ela gotas de chocolate derretido e espalhe com uma colher.

Ingredientes:
5 ovos

1/2 xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de farinha de trigo

3 colheres (sopa) de chocolate em pó

1 colher (sobremesa) de fermento em pó

600 g de chocolate ao leite picado

1 lata de creme de leite

400 g de morangos lavados

1/2 xícara (chá) de leite

1 colher (sopa) de conhaque

Modo de preparo:

Bata as claras em neve e, sem parar de bater, acrescente as gemas e o açúcar. Desligue a batedeira, misture bem, aos poucos e delicadamente, a farinha de trigo, o chocolate em pó e o fermento. Coloque a massa em uma forma de 24 cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Asse em forno, preaquecido, a 200 ºC durante 40 minutos ou até que ao espetar um palito ele saia seco.

Prepare o recheio e cobertura: derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria. Misture o creme de leite. Com um garfo, amasse metade dos morangos. Desenforme o bolo, corte ao meio e umedeça com a mistura de leite e conhaque. Sobre um disco espalhe o morango amassado e por cima metade do chocolate. Cubra com o outro disco e finalize com o restante do chocolate. Decore com o restante dos morangos.

Dica: para que as camadas de recheio fiquem mais firmes, monte o bolo em um aro untado com óleo e polvilhado com açúcar.

Ingredientes:
7 ovos

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

2 xícaras (chá) de açúcar

1/2 xícara (chá) de óleo

3/4 de xícara (chá) de água

1 xícara (chá) e 1 colher (sopa) de chocolate em pó

200 g de nozes picadas

1 colher (sopa) de fermento

170 g de chocolate ao leite

170 g chocolate meio amargo

3 latas de creme de leite

300 g de chocolate branco picado

1 xícara (chá) de leite

Modo de preparo:

Separe as claras e as gemas de 4 ovos e reserve. Prepare o bolo: bata as 4 claras em neve, continue batendo e vá acrescentando as 4 gemas, uma a uma. Junte a farinha de trigo, 1 1/2 xícara (chá) de açúcar, o óleo, 1/2 xícara (chá) de água morna, 1 xícara (chá) de chocolate em pó, 100 g de nozes e o fermento. Coloque em uma forma de 22 cm de diâmetro untada com margarina e enfarinhada. Asse no forno, pré-aquecido a 200 ºC, até ficar firme.

Prepare a musse: derreta o chocolate ao leite e o chocolate meio amargo em banho-maria ou no micro-ondas. Misture 2 latas de creme de leite (sem soro) e 3 claras batidas em neve (descarte as gemas). Faça a ganache: derreta o chocolate branco em banho-maria ou no micro-ondas e misture 1 lata de creme de leite (com soro).

Prepare o crocante: em uma panela, misture a 1/2 xícara (chá) de açúcar restante e 1/4 de xícara (chá) de água fria. Leve ao fogo brando, sem mexer, até formar uma calda em ponto de fio. Desligue o fogo e misture as nozes. Em uma superfície lisa, untada com manteiga, espalhe o crocante e deixe esfriar. Com uma espátula, desprenda o crocante e pique bem.

Faça uma calda com o leite e 1 colher (sopa) de chocolate em pó. Corte o bolo ao meio e umedeça com a calda. Em um aro, coloque uma parte do bolo, por cima a musse e leve a geladeira até firmar. Coloque a outra metade do bolo, cubra com a ganache e leve ao freezer por 3 horas. Na hora de servir, retire do aro e, por cima, distribua o crocante.

Ingredientes para o bolo:
3 discos de pão-de-ló ou bolo de chocolate com 20 cm de diâmetro

Ingredientes para a calda:

2 xícara de açúcar

3/4 de xícara de água

1/ 4 de xícara de conhaque

Ingredientes para o recheio e cobertura:

3 xícaras de creme de leite fresco gelado

1/2 xícara de açúcar de confeiteiro

200 g de cereja fresca picada

100 g de raspas de chocolate meio amargo

100 g de cereja (para decorar)

Modo de preparo da calda:

Ferva o açúcar com a água por cinco minutos. Deixe esfriar e adicione o conhaque.

Modo de preparo do recheio e cobertura:

Bata o creme de leite com o açúcar até obter consistência de chantilly.

Montagem:

Umedeça um dos bolos com 1/3 da calda. Cubra com 1/3 de chantilly e por cima espalhe a cereja picada. Repita o processo com o segundo bolo. Termine colocando o terceiro bolo umedecido com o restante da calda e cubra todo o bolo com chantilly e as raspas de chocolate. Decore com as cerejas.

Ingredientes para a massa:
3 ovos

1 colher (sopa) margarina light

2 colheres (sopa) adoçante culinário

4 colheres (sopa) de achocolatado light

½ xícara (chá) de Pepsi ou Coca-cola Light

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (sobremesa) de fermento em pó

1 colher (café) de bicarbonato de sódio

1 colher (café) de essência de baunilha

½ xícara (chá) de água-de-coco

Ingredientes para o recheio:

1 pacote de pudim light sabor coco

1 xícara (chá) de leite desnatado frio

Ingredientes para a cobertura:

1 pacote de pudim light sabor chocolate

2 colheres (sopa) de cacau em pó

1 xícara (chá) de leite desnatado frio

Modo de preparo da massa:

Bata as claras em neve. À parte, bata as gemas, a margarina e o adoçante. Adicione o achocolatado e o refrigerante e mexa bem. Junte a farinha, o fermento, o bicarbonato e, por último, as claras e a baunilha. Despeje numa assadeira untada. Asse por 15 minutos em forno médio e preaquecido. Desenforme, corte ao meio e regue com a água-de-coco.

Modo de preparo do recheio:

Dissolva o pudim no leite, leve ao fogo e mexa até formar um creme. Deixe esfriar e espalhe sobre uma das parte do bolo.

Modo de preparo da cobertura:

Dissolva o pudim e o cacau no leite frio, leve ao fogo e mexa até engrossar. Espere esfriar e cubra o bolo

Ingredientes para a massa:
6 ovos

1 xícara (chá) de açúcar

200 g de chocolate meio amargo picado

1/2 xícara (chá) de manteiga

1/2 xícara (chá) de amêndoa moída

Ingredientes para o molho:

200 g de chocolate meio amargo picado

4 colheres (sopa) de doce de leite

4 colheres (sopa) de água

100 g de casca de laranja cristalizada em tiras

Modo de preparo da massa:

Unte uma forma de 30 cm de diâmetro e aqueça o forno. Na batedeira, bata as claras com metade do açúcar até obter picos firmes. Reserve. Em outra tigela, bata as gemas com o açúcar restante até obter uma mistura cremosa. Reserve. Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria. Deixe amornar e junte à gema batida. Adicione a amêndoa e a clara batida reservada. Misture até ficar homogêneo. Passe para a forma e asse até ficar firme.

Modo de preparo do molho:

Derreta o chocolate, o doce de leite e a água em banho-maria. Deixe esfriar. Desenforme o bolo numa travessa e coloque o molho de chocolate já frio. Ao redor, distribua as tirinhas de casca de laranja cristalizada. Sirva em seguida.

Dica: Experimente acrescentar lascas de amêndoas ou coco ralado à cobertura desta torta

Ingredientes:
13 ovos

2 1/2 xícaras (chá) de açúcar

2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) e 2 colheres (sopa) de chocolate em pó

1/4 de xícara (chá) de água fervente

1 colher (sopa) de fermento em pó

620 ml de leite

5 colheres (sopa) de amido de milho

200 g de chocolate meio amargo picado

200 g de chocolate ao leite picado

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

1 xícara (chá) de água

1 xícara (chá) de suco de maracujá

1 colher (sobremesa) de manteiga

Licor de chocolate

Modo de preparo:

Coloque 7 ovos e 1 1/2 xícara (chá) de açúcar na batedeira e bata por 15 minutos ou até dobrar de volume. Acrescente a farinha e 1 xícara (chá) de chocolate peneirados e bata mais um pouco. Adicione a água, o fermento e misture.

Unte a forma com margarina, forre com papel manteiga, passe a margarina sobre o papel manteiga e polvilhe farinha de trigo. Despeje a massa na forma. Asse em forno, preaquecido, a 180 ºC por 40 minutos ou até que espetando um palito saia seco. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme.

Prepare o creme de chocolate: dissolva 3 colheres (sopa) de amido de milho em 500 ml de leite. Misture os chocolates, o leite condensado, o creme de leite e 2 colheres (sopa) de chocolate em pó. Leve ao fogo brando, mexendo sem parar até engrossar.

Faça o creme de maracujá: em uma panela, misture a água e 1 xícara (chá) de açúcar. Leve ao fogo brando, sem mexer até formar uma calda. Reserve. Dissolva 2 colheres (sopa) de amido de milho no suco de maracujá, adicione 6 gemas e misture. Acrescente essa mistura à calda reservada. Leve novamente ao fogo brando, sem mexer até engrossar. Retire do fogo, misture o leite restante e a manteiga. Leve ao fogo novamente e deixe ferver. Retire do fogo e deixe esfriar.

Ingredientes:
5 ovos

1 xícara (chá)  de açúcar

1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

375 g de chocolate branco

50 g de margarina derretida

1 colher (sobremesa) de fermento em pó.

4 colheres (sopa) de licor de laranja

300 ml de creme de leite

400 g de morangos

1/2 lata de creme de leite sem soro

Modo de preparo da massa:

Unte e forre com papel manteiga a base de duas formas de 20 cm de diâmetro com aro removível. Bata os ovos e o açúcar em uma tigela refratária colocada em uma panela com água fervente, até obter uma mistura cremosa e esbranquiçada.Retire do fogo e bata mais dois minutos.

Aqueça o forno a 180 ºC. Peneire a farinha sobre a mistura, salpique 75 g de chocolate branco ralado, a margarina o fermento e mexa bem. Divida a massa entre as duas formas e asse no forno por 30 minutos.

Modo de preparo do recheio:

Corte os bolos ao meio e umedeça com o licor. Bata 300 ml de creme de leite até dar ponto de chantili. Amasse os morangos, escorra o excesso de líquido, misture o chantili, recheie os discos e monte o bolo.

Modo de preparo da cobertura:

Derreta 300 g de chocolate branco picado em banho-maria e misture o creme de leite sem soro. Cubra o bolo e leve para gelar.

Dica: se preferir, recheio o bolo com o mesmo creme da cobertura.

Ingredientes para a massa:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo

2 xícaras (chá) de açúcar

4 ovos

1 colher (sopa) de fermento em pó

¾ de xícara (chá) de óleo

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 copo de iogurte natural

½ xícara (chá) de cacau em pó

Ingredientes para a calda:

1 lata de leite condensado

1 colher (sopa) de café solúvel em pó

Modo de preparo da massa:

Em uma tigela, coloque os ingredientes pela ordem, misturando bem depois de cada adição. Coloque em uma forma com fundo falso com 25cm de diâmetro untada e com o fundo forrado com papel-manteiga, também untado. Leve ao forno, preaquecido em temperatura média, por 40 minutos ou até assar. Espere esfriar um pouco para desenformar.

Modo de preparo da calda:

Aqueça levemente o leite condensado com o café. Mexa bem até virar uma mistura lisa. Jogue sobre o bolo e sirva frio.

Receitas: M de Mulher