Gastronomia

Vai morar sozinho? Confira dicas para ter uma alimentação prática e saudável

O nutricionista pode orientar as pessoas sobre como fazer uma seleção dos alimentos e uma composição balanceada do prato para cada refeição

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

A alimentação influencia diretamente na saúde e na qualidade de vida das pessoas. Para quem vai morar sozinho, o maior desafio é ter uma alimentação saudável durante todas as refeições do dia.

De acordo com Sheyla Carla, coordenadora do curso de Nutrição da UNIFACS, ter o acompanhamento de um nutricionista é essencial nessas horas. "O nutricionista pode orientar as pessoas sobre como fazer uma seleção dos alimentos e uma composição balanceada do prato para cada refeição", explica a especialista.

Foto: Reprodução
Confira 5 dicas para tornar sua vida mais prática:

1- Consulte um nutricionista: 
ele que vai te dar as melhores dicas de congelamento, armazenamento e limpeza para os seus alimentos.

2- Faça uma feira semanal: os alimentos perecíveis (frutas, legumes e vegetais) devem ser comprados semanalmente. Dessa forma, você evita o desperdício, tornar o armazenamento mais fácil e ainda consegue ficar ligado no prazo de validade. A dica serve também para compra de marmitas que podem ser congeladas.

3-  Aprenda o método de congelamento: ao consultar o seu nutricionista, peça a orientação para ele sobre o método. Dessa forma, você evita que os seus alimentos estraguem mais rápido.

4- Dê uma pausa no fast food:
pode parecer tentador, mas o fast food é uma verdadeira armadilha para aqueles que querem conquistar uma vida saudável. Apesar da facilidade e rapidez na entrega, os custos e os índices calóricos vão começar a pesar no seu bolso e na sua balança.

5- Peça ajuda a seus amigos:
cozinhar não precisa ser um hábito solitário. Criar grupos no whatsapp para compartilhar a foto das suas refeições diárias, discutir receitas e dicas para a preparação de comidas dão o estímulo necessário para continuar saudável.