Gastronomia

Vai um lanche aí? Aprenda a fazer bisnaguinha de leite ninho

Saiba aqui os ingredientes e o modo de preparo da receita

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Deu o horário do lanche da tarde e bateu aquela vontade de comer um pão fresquinho com café? Temos a solução! Aprenda a fazer bisnaguinhas de leite ninho! Saiba aqui os ingredientes e o modo de preparo da receita:

Foto: Divulgação
Ingredientes

1 xícara (de chá) de 240 ml de leite + 2 ovos (coloque os ovos na xícara e complete com leite),

1 colher (de sopa) de óleo

1 colher (de sopa) de manteiga em temperatura ambiente,

4 colheres (de sopa) de leite em pó

1/2 de açúcar

1 colher (de chá) de sal

3e1/2 xícaras (de chá) de farinha de trigo

2e1/2 colher (de chá) de fermento biológico

Modo de Preparo

1- Em uma superfície seca (utilizo a pia de mármore para isso) coloque a farinha, o leite em pó e o sal peneirados, abra um buraco no centro fazendo um vulcãozinho.

2- Bata com um garfo os ovos, o leite, o óleo , a manteiga, o fermento e o açúcar até estarem misturados e despeje no centro do seu vulcãozinho de farinha.

3- Com um garfo ou com os dedos faça movimentos circulares na mistura de ovos de forma que a farinha vá se desprendendo das laterais e encorporando lentamente a mistura liquida do centro até que tudo esteja misturado e sua massa não tenha grumos de farinha,

4- Coloque em uma vasilha que tenha pelo menos 2 vezes o tamanho da massa que se formou, tampe com plástico filme e deixe descansar até dobrar de tamanho.

5- Em sua superfíciep enfarinhada, sove a massa e se precisar adicione até 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo, não exagere na farinha para não pesar a massa, adicione somente se sua massa estiver grudando muito nas mãos mesmo depois de sovar.

6- Abra a massa e modele seus pãezinhos (Como eu queria pãezinhos pequenininhos e sei que a massa ainda vai dobrar de tamanho, abri 1/4 da massa com o rolo de massa, enrolei como um rocambole e pressionei até que ficasse um cordão comprido, fino e compacto, cortei em pequenos pãezinhos de 2 dedos de largura, dei uma leve achatadinha em cada um e fiz assim até terminar a massa toda).

7- Coloque em uma assadeira enfarinhada e mais uma vez deixe que seus pãezinhos dobrem de tamanho.

8- Enquanto crescem, pré aqueça o forno em 180°C.

9- Leve seus bonitinhos ao forno e asse até que a superfície esteja douradinha.


Dica

Caso queira congelar, após os pãezinhos esfriarem coloque em saquinhos plásticos próprio para congelamento e leve ao congelador, quando quiser é só retirar e levar ao microondas, como os meus eram pequenos levou menos de 1 minuto para descongelar 5 bisnaguinhas, vá testando conforme a potência de seu forno, se apertar e o centro do pãozinho já estiver quentinho está pronto!