Gastronomia

Veja a forma correta de conservar queijos e aprenda a fazer lasanha com hamburguinhos

Os queijos mais secos, como o parmesão e provolone, resistem melhor ao crescimento de bactérias

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Será que você conserva os queijos da maneira correta? Cada queijo tem suas especificações, ou seja, há uma forma correta para armazená-lo e evitar que estrague ou seja desperdiçado. Para te ajudar a aproveitar ao máximo os laticínios , a Tirolez explicou a melhor forma de armazenar cada tipo de queijo. Você também pode conferir uma receita de lasanha ao molho de batata com hamburguinhos.

Os queijos frescos e de pasta mole, como o minas e a ricota, por exemplo, são úmidos o suficiente para promover o desenvolvimento de bactérias causadoras de doenças. Já os queijos mais secos, como o parmesão e provolone, por exemplo, resistem melhor ao crescimento de bactérias devido à concentração de sal e ácidos, embora possam, raramente, ser infectados por fungos produtores de toxinas.

A forma ideal de evitar desperdício é após retirar o produto da embalagem e consumi-lo, você deverá transferi-lo para um recipiente plástico com tampa e envolvê-lo com algum plástico filme.

Lasanha ao Molho de Batata com Hamburguinhos

Foto: divulgação/ Estrela
Ingredientes:

Molho de Tomate (ou opte pelo molho pronto)
5 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
12 tomates maduros sem pele, sem sementes e picados
750 ml de polpa de tomate
sal e orégano a gosto


Molho de Batata:

2 colheres (sopa) de Margarina
1 cebola média picada
1 kg de batata picada
2 tabletes de caldo de legumes
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de queijo parmesão
Sal a gosto


Hamburguinho de Carne:

½ kg de carne moída
2 dentes de alho picados
½ envelope de sopa de cebola
1 ovo batido
sal e orégano a gosto
2 ovos batidos e Biscoito Cream Cracker (400g) para empanar
Margarina para fritar os hamburguinhos

Para a montagem:


1 embalagem de Lasanha
400 g de muçarela em fatias
queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

- Comece preparando o molho de tomate. Em uma panela média, aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho, acrescente os tomates, a polpa de tomate, 1 xícara (chá) de água e deixe cozinhar até desmanchar o tomate. Acerte o sal, tempere com o orégano e reserve.

- Prepare o molho de batata. Em uma panela de pressão, aqueça o azeite e refogue o alho. Junte a batata, os tabletes de caldo de legumes, 1 ½ litro de água e deixe cozinhar até a batata ficar bem macia. Retire do fogo e bata tudo no liquidificador junto com o leite e o queijo parmesão até obter um molho leve. Acerte o sal, se necessário e reserve.

- Prepare os hamburguinhos de carne. Leve ao processador o Biscoito Cream Cracker e bata até obter uma farofa. Em uma tigela funda, junte a carne, o alho, a sopa de cebola, o ovo e misture bem até obter uma massa homogênea. Acerte o sal e tempere com orégano. Modele dando formato de hamburguinhos. Empane-os passando pelo ovo batido e pela farofa de biscoito. Deixe na geladeira por cerca de 1 hora. Retire da geladeira e frite os hamburguinhos no óleo ou na margarina em frigideira larga virando-os dos dois lados para que cozinhem por igual. Retire-os e reserve.

- Monte a Lasanha em um refratário grande e fundo. Divida o molho de tomate e o molho de batata em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e os hamburguinhos e as fatias de muçarela em 2. Alterne as camadas de molhos, massa, hamburguinhos e fatias de muçarela da seguinte forma: molho de batata, fatias de muçarela, tiras de lasanha, molho de tomate, hamburguinhos, tiras de lasanha, molho de batata, fatias de muçarela, tiras de lasanha, molho de tomate, hamburguinhos, tiras de lasanha, molho de batata, molho de tomate e finalmente queijo parmesão. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 50 minutos. Para dourar a superfície, retire o papel alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo.


Rendimento: 10 a 15 porções

Dica: Para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500g de massa utilize no mínimo 3 ½ litros de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno.