Gastronomia

Veja cinco receitas de massas práticas e elaboradas

Aprenda a preparar parafuso gratinado, salada de macarrão, penne e lasanha indiana

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Gosta de massas? O iBahia preparou uma lista com opções variadas de macarrão, lasanha, penne e saladas. As receitas são práticas de fazer e combinam com qualquer ocasião. Confira: 

Parafuso Gratinado de Queijo e Bacon

Foto: divulgação / Fortaleza

Ingredientes:

- 2 xícaras de Macarrão Parafuso 

- 150g de bacon em cubos

- ½ cebola picadinha

- ½ xícara de ervilhas

- 1 caixa de creme de leite

- 70g de queijo minas padrão

- 70g de queijo gouda

- Alecrim a gosto

- Sal, pimenta do reino moída e noz moscada em ralada a gosto

Modo de Preparo:

- Coloque o macarrão para cozinhar em água fervente, de acordo com as instruções de preparo da embalagem. Rale os queijos no ralo grosso, misture e reserve.

- Em uma panela funda, doure o bacon na sua própria gordura. Acrescente a cebola e refogue.

- Escorra e descarte o excesso de óleo. Abaixe o fogo e acrescente o creme de leite, a ervilha e 2 colheres de sopa da própria água em que foi cozido o macarrão. Junte metade da mistura de queijos e misture. Tempere com sal, pimenta do reino moída, noz moscada ralada e alecrim a gosto.

- Junte o macarrão já escorrido e envolva-o inteiramente com o molho. Leve a um refratário untado com um fio de azeite. Coloque por cima a outra metade da mistura dos queijos ralados. Leve ao forno médio para gratinar.

Salada de macarrão ao molho de queijo com figo

Foto: divulgação / Fortaleza


Ingredientes:

- 1 embalagem de Parafuso 500g

- 6 colheres (sopa) de azeite

- 1 xícara (chá) de creme de leite

- 8 figos, cortados em 4 partes

- sal e pimenta-do-reino a gosto

- 3 colheres (sopa) de queijo parmesão, ralado

- 1 xícara (chá) de maionese

- 200g de presunto parma, em tiras (ou peito de peru)


Modo de preparo:

- Comece preparando o molho de queijo. Em uma tigela pequena, junte a maionese, o creme de leite, o queijo parmesão e com a ajuda de um batedor de arame misture bem até envolver bem todos os ingredientes. Tempere com sal, pimenta do reino e reserve.

- Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. - Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa e esfrie em água corrente.

- Acomode em um refratário grande, acrescente o molho de queijo e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Junte o presunto parma e misture delicadamente.

- Decore com os figos e sirva a seguir.

Dica do chef: Monte a salada em porções individuais. Disponha sobre cada prato folhas de alface que podem ser de diferentes qualidades. Recheie com os ingredientes da salada e mantenha na geladeira até o momento de servir.

Rendimento: 8 porções

Calorias: 575 calorias

Tempo de preparo: 20 minutos

Lasanha Indiana

Foto: divulgação / Fortaleza

Ingredientes:

- Molho Branco com Curry

- 10 colheres (sopa) de margarina

- 10 colheres (sopa) de farinha de trigo

- 4 litros de leite

- 3 colheres (sopa) de curry

- sal, pimenta-do-reino e cominho a gosto

Recheio de Frango

- 2 colheres (sopa) de óleo

- 500g de peito de frango, em lascas

- 1 colher (sopa) de curry

- 2 maçãs verde, em cubos

- 100g de uvas passas

- sal, pimenta-do-reino e cominho a gosto

Para a Montagem

- 1 embalagem de Lasanha de Sêmola com Ovos (500g)

- 500g de queijo branco, ralado grosso

- queijo parmesão, ralado

Modo de Preparo:

Molho branco com curry

- Em uma panela média, aqueça a margarina e doure a farinha de trigo. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acrescente o curry, acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e o cominho. Retire do fogo e reserve.

Recheio de frango

- Em uma panela média, aqueça o óleo e refogue as lascas de frango. Acrescente o curry, acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e o cominho. Junte os cubos de maçã, as uvas passas, acrescente ½ xícara (chá) de água e deixar refogar por 5 minutos. Retire do fogo e reserve.

Montagem

- Divida o molho branco com curry em 5 partes, as tiras de lasanha em 4 e o recheio de frango e o queijo branco em 2. Alterne as camadas de molho, massa e recheio da seguinte forma: molho branco com curry, queijo branco, tiras de lasanha, molho branco com curry, recheio de frango, tiras de lasanha, molho branco com curry, queijo branco, tiras de lasanha, molho branco com curry, recheio de frango, tiras de lasanha, molho branco com curry e finalmente queijo parmesão ralado. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 50 minutos. Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo.

Dica: Para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500g de massa utilize no mínimo 3 ½ litro de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno.

Rendimento: 10 a 15 porções


Penne ao Molho Branco de Espinafre

Foto: divulgação / Pilar

 Ingredientes:

- 1 pacote de Penne Massa de Sêmola 

- 1,5 litros de leite

- 70g de farinha de trigo

- 4 colheres (sopa) de manteiga

- ½ cebola

- 2 dentes de alho

- 1 folha de louro

- 5 cravos da índia

- 1 pitada de noz-moscada em pó

- 2 molhos de espinafre

- Sal a gosto

- Pimenta-do-reino branca moída na hora

Modo de Preparo:

- Desfolhe o espinafre. Lave e reserve as folhas; Em uma panela grande derreta 2 colheres de sopa de manteiga. Acrescente o alho picado. Em seguida acrescente as folhas de espinafre, a pimenta-do-reino branca moída na hora e tampe a panela. Deixe cozinhar até murchar completamente. Reserve;

- Em outra panela aqueça o leite com a cebola, cravos e louro por 10 minutos, sem deixar ferver. Coe e reserve; Em outra panela derreta a manteiga restante, acrescente a farinha de trigo e misture até formar uma pasta amarela clara;

- Acrescente o leite aos poucos na mistura de trigo e manteiga e mexa sempre, até o molho engrossar; Junte ao molho o espinafre picado na faca e ajuste sal, noz moscada e pimenta-do-reino branca moída na hora;

- Cozinhe a massa até ficar “al dente”. Disponha em uma travessa e deite o molho por cima. Sirva com queijo parmesão ralado na hora.

Rendimento: 5 porções
Tempo de preparo: 45 minutos

Penne ao Molho de Queijo e Linguiça

Foto: divulgação / Fortaleza

Ingredientes:

Molho

- 4 colheres (sopa) de Margarina 

- 4 colheres (sopa) de Farinha de Trigo (sem fermento)

- 2 litros de leite, em temperatura ambiente

- 4 xícaras (chá) de queijo parmesão ralado

- Sal a gosto

- 2 colheres (sopa) de óleo

- 600 g de lingüiça fresca, em rodelas

- 2 cebolas grandes, cortadas em meia-lua

Massa

- 1 embalagem de Penne (500g)

- 1 colher (sopa) de sal

- 3 talos de cebolinha picados

Modo de Preparo:

- Em uma panela derreta a manteiga e junte a farinha. Em fogo baixo, mexa por alguns instantes até tostar a farinha. Aos poucos, despeje o leite, mexendo vigorosamente para não empelotar. Cozinhe para que encorpe, acrescente o queijo e mexa até obter um molho homogêneo e espesso. Tempere com o sal e desligue o fogo.

- Aqueça uma frigideira com o óleo e doure as linguiças. Retire-as e, na mesma frigideira, doure as cebolas. Misture a linguiça, desligue o fogo e reserve.

- Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra imediatamente, acrescente o molho e misture a linguiça acebolada. Polvilhe a cebolinha e sirva em seguida.

Rendimento: 10 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos