Gastronomia

Veja como fazer o pain perdu, a rabanada francesa

Chef Ignácio Peixoto acrescenta nutella, creme inglês e frutas vermelhas à receita

Agência O Globo
- Atualizada em

O pain perdu costuma ser chamado por aqui de "rabanada francesa". É justo, já que a ideia é mais ou menos a mesma: pão amanhecido embebido em leite, frito e polvilhado com açúcar. Só que por lá, o pain perdu é feito com brioche, enquanto nós brasileiros escolhemos o pão. A receita abaixo, assinada pelo chef Ignácio Peixoto, do restaurante Bagatelle, no Rio, dá uma incrementada no pain perdu. Ele deve ser servido acompanhado de nutella, frutas vermelhas e creme inglês gelado. Está aí uma boa ideia de sobremesa para as noites quentes que temos enfrentado. Vive la France!

Foto: Yulli Nakamura | Divulgação

Pain Perdu com nutella, frutas vermelhas e creme inglês

Ingredientes do pain perdu: 

200g de brioche (pode usar pão de rabanada) 

150g de creme de avelã 

50g de avelã sem casca 

50g de morango 

50g de mirtilo(ou outra fruta vermelha) 

folhas de manjericão a gosto 

1 ovo 

50ml de leite 

50g de manteiga sem sal

Modo de preparo: 

Bater o ovo e o leite com um garfo ou batedor até ficarem homogêneos. Molhar o brioche nessa mistura, levar a uma frigideira em fogo médio com a manteiga derretida. Grelhar dos dois lados até ficar dourado. Secar com papel toalha e reservar.

Ingredientes do creme inglês 

1 xícara de chá de leite 

1 xícara de chá de creme de leite 

4 gemas 

200g de açúcar 

1/2 fava de baunilha

Modo de preparo:

Juntar em uma tigela as gemas e o açúcar e bater com um batedor até ficar esbranquiçado. Misturar o leite, o creme de leite e a baunilha e levar ao fogo baixo, mexendo sempre sem deixar ferver. Retirar do fogo quando surgirem bolhas, sem formar nata. Ir adicionando esse leite as gemas batidas aos poucos, mexendo muito bem com o batedor. Quando estiver todo o leite incorporado, voltar ao fogo baixo e ir mexendo por 5 minutos até engrossar. Retirar e levar a geladeira coberto com filme plástico. Deixar gelar bem antes de usar.

Montagem: 

Montar o brioche grelhado, o creme de avelã misturado a avelã por cima. Encaixar as frutas delicadamente. Salpicar as folhas de manjericão por cima. Finalizar com o creme inglês gelado em volta (dica: pode usar sorvete de baunilha no lugar do creme inglês)