Gastronomia

Veja como fazer penne com frango defumado e pavê de sorvete

Para te ajudar a não errar no preparo do defumado, siga quatro dicas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Que tal um almoço diferente nesta quinta-feira (10)? Você pode preparar um penne ao molho de damasco com frango defumado e pavê de sorvete, como sobremesa. As receitas são práticas de fazer e podem ser servidas em qualquer ocasião. Aprenda o passo a passo!

Penne ao Molho de Damasco com Frango Defumado

Foto: divulgação / Fortaleza
Ingredientes:

- 1 embalagem de penne 500g
- 1 cebola picada
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo  (sem fermento)
- 400g de frango defumado desfiado
- Sal, noz moscada e cebolinha picada
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 1 litro de leite
- 150g de damasco picados
- 2 xícaras (chá) de suco de laranja
- Queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

- Comece preparando o molho de damasco com frango defumado. Em uma panela média, aqueça a margarina, refogue a cebola e doure a farinha de trigo. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acrescente o damasco, o suco de laranja, o frango defumado e mexa até engrossar o molho. Acerte o sal, tempere com noz moscada e reserve.

- Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique al dente, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

- Escorra a massa, acomode em um refratário grande, acrescente o molho de damasco com frango defumado e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes.

- Salpique a cebolinha, polvilhe queijo parmesão e sirva a seguir.

Pavê de Sorvete
Foto: divulgação / Estrela
Ingredientes:

Farofa

- ½ xícara (chá) de leite em pó
- ½ xícara (chá) de castanha de caju picadinha
- ½ xícara (chá) de açúcar

Pavê

- 2 embalagens de wafer chocolate
- ½ litro de sorvete de morango

Cobertura

½ tablete de chocolate meio amargo (90g) picado
1 embalagem de creme de leite (200g)


Modo de Preparo:


- Misture bem todos os ingredientes da farofa. Reserve.

- Em uma forma refratária (pequena) cubra o fundo e as laterais com os biscoitos wafer chocolate

- Cubra com uma camada de sorvete. Polvilhe com a farofa reservada. Coloque outra camada de biscoito e cubra com sorvete.

- Para a cobertura: Em uma panela (pequena) dissolva o chocolate em banho-maria. Espere amornar e junte o creme de leite, misturando bem. Cubra o pavê. Leve ao congelador ou freezer. Retire um pouco ante de servir. Sirva com a farofa restante.

Rendimento: 6 a 8 porções

Para te ajudar a não errar no preparo do defumado, a Fortaleza separou quatro dicas. Confira:

1. Evite que os materiais aromáticos queimem, controlando sua temperatura ou a quantidade de oxigênio fornecida. Mergulhe as madeiras em água antes de colocá-las sobre carvões incandescentes ou embrulhe-as em papel alumínio com pequenos cortes para a fumaça sair. Feche a ventilação da grelha para que as chamas desapareçam por causa da falta de oxigênio e reste apenas o carvão;

2.
Para fazer a defumação quente ao ar livre, use um defumador próprio ou monte uma grelha de churrasco;

3. Para fazer a defumação quente na cozinha, use uma caixa defumadora, que vai ao forno, ou forre uma panela e a tampa com papel alumínio. Coloque um pacote de papel alumínio com as substâncias aromáticas que preferir no fundo da panela e o alimento sobre uma grade. Feche bem a panela e aqueça em fogo médio até sentir o cheiro da fumaça. Continue defumando, desligue o fogo e deixe a panela esfriar, coberta, até a fumaça não escapar mais;

4. Para fazer defumação a frio, use um defumador próprio. Para a defumação de grandes pedaços de carne e peixe, são necessárias duas câmaras separadas, porém interligadas: uma quente, contendo a fonte da fumaça, e uma em temperatura ambiente, contendo o alimento. Caso queira uma defumação a frio use um defumador portátil.