Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Veja dicas para armazenar os ovos e mantê-los frescos

Na hora de consumir, o frescor do ovo é um fator importante

• 15/08/2013 às 8:00 • Atualizada em 01/09/2022 às 22:05 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O ovo é um alimento nutritivo, barato e versátil. Além de tudo, o preparo de pratos feitos com ovos é rápido e fácil. Por serem vendidos em dúzias, eles costumam ficar armazenados por bastante tempo na geladeira. Mas para ser consumido, o ovo deve estar fresco.
Como nem todo mundo consegue preparar o ovo recém-botado, a geladeira se torna a melhor opção de armazenamento. Se estiverem crus, os ovos devem ser lavados para evitar que substâncias responsáveis por acelerar sua deterioração sejam absorvidas. Na hora de guardar, coloque-os na geladeira com a ponta virada para baixo. Isso faz com que a gema continue no centro da clara. Os ovos devem ser armazenados longe de alimentos com cheiro forte, como queijos e peixes, e a temperatura da geladeira deve ser constante. Veja também: Camarão: dicas para comprar, armazenar e limpar
Se você for consumir um ovo que não seja industrializado, certifique-se de que ele está fresco. Para testar isso, mergulhe o ovo em uma vasilha com sal e água fria (1/3 de xícara de sal para 4 xícaras de água). Se ele afundar, está fresco; se metade do corpo ficar para fora, o ovo deve ter em média uma semana que foi botado; se boiar, é sinal de que foi botado a mais de duas semanas e não deve ser consumido.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia