Gastronomia

Super prático: aprenda a preparar cinco petiscos com pão

Combinado com ingredientes que sempre temos em casa, o pão pode virar petiscos saborosos e sofisticados

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer um petisco diferenciado para curtir o fim de semana? Você pode aproveitar o pão que sobrou do café da manhã.  O alimento combinado com ingredientes que sempre temos em casa pode se transformar em um petisco delicioso e sofisticado. Confira cinco receitas:


Ingredientes:

4 dentes de alho

1/2 xícara (chá) de manteiga

2 colheres (sopa) de hortelã picada

Sal a gosto

2 minibaguetes

Modo de preparo:

Cozinhe o alho em água fervente durante 2 minutos. Retire a casca e pique bem. Em um recipiente pequeno, misture o alho, a manteiga, a hortelã e o sal. Corte a baguete em quatro, abra ao meio, espalhe a mistura e leve ao forno, preaquecido a 200 ºC durante 10 minutos. Sirva em seguida.


Ingredientes:

250 g de champignon fresco  

1 litro de água filtrada  

Suco de 4 limões  

Sal e pimenta a gosto  

½ xícara (chá) de azeite  

1 dente de alho triturado  

2 colheres (sopa) de salsa picada  

10 fatias de pão tipo baguete  

Pimenta-rosa a gosto 

Modo de preparo:

Limpe os cogumelos com papel-toalha. Corte-os em fatias finas e coloque-os de molho por 30 minutos em uma tigela com a água filtrada, metade do suco de limão e o sal. Faça um molho com o suco de limão restante, o azeite, o alho e a salsa picada. Tempere com sal e pimenta. Escorra os cogumelos, seque-os e ponha-os no molho. Disponha as fatias de pão tostadas no prato e, sobre elas, distribua o molho de cogumelos. Decore com a pimenta e sirva em seguida.


Ingredientes:

10 fatias de pão italiano 

1 dente de alho 

3 tomates sem pele 

Sal a gosto  

2 colheres (sopa) de azeite 

1/4 de xícara (chá) de folhas de manjericão

Modo de preparo:

Aqueça uma frigideira e coloque as fatias de pão até tostar ligeiramente dos dois lados. Descasque o alho e esfregue-o no pão italiano. Corte os tomates ao meio e despreze as sementes. Pique-os grosseiramente. Tempere com sal, regue com o azeite e junte as folhas de manjericão rasgadas. Distribua entre as fatias de pão. Se quiser, regue com mais azeite. Sirva imediatamente.


Ingredientes:

2 fatias de pão italiano (orgânico, de preferência)

1 abobrinha pequena, cortada em lâminas finas

Sal a gosto

3 colheres (sopa) de azeite extravirgem

4 fatias de presunto

Modo de preparo:

Em uma assadeira, leve as fatias de pão ao forno preaquecido a 200 ºC por cinco minutos ou até torrarem ligeiramente. Reserve. Tempere as fatias de abobrinha com sal. Em uma frigideira, em fogo médio, grelhe-as dos dois lados no azeite. Distribua a abobrinha e o presunto sobre as fatias de pão e sirva.


Ingredientes:

2 dentes de alho picados

6 colheres (sopa) de azeite

5 pães pita

2 colheres (sopa) de ervas picadas (tomilho, alecrim, orégano)

1/2 colher (chá) de sal

1 colher (chá) de pimenta-do-reino

Modo de preparo:

Aqueça o forno em temperatura média. Misture o alho com o azeite. Corte o pão em tiras. Separe cada tira ao meio e arrume em uma assadeira, lado a lado, deixando a parte externa do pão voltada para cima. Pincele com a mistura de azeite e alho e polvilhe com as ervas, o sal e a pimenta. Leve ao forno até dourar. Retire e deixe esfriar. Sirva em temperatura ambiente. Se preferir, prepare esta receita com dois dias de antecedência e armazene em um recipiente bem fechado.

Receitas: M de Mulher