Gastronomia

Você sabia? Cinco alimentos que não precisam de data de validade

Pelo menos em relação a cinco alimentos você pode ficar despreocupado

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Aquela data que vem nos rótulos do produto indicando quando ele estará vencido contém informações que muita gente não sabe. Primeiro porque há mais de uma data para se levar em consideração: tem a 'best by', que indica que o alimento será mais fresco se consumido até essa data, mas não estará necessariamente estragado depois dela) e 'sell by' indica o prazo em que o produto deve ser vendido pela loja.

E o que muita gente não sabe é que tem alguns alimentos que não estragam e podem ser conservados por tempo indeterminado, mesmo que haja uma data de validade impressa sobre suas embalagens. Saiba quais são:

1. Mel

Ele pode mudar de cor e se cristalizar, mas ainda poderá ser comido sem problema algum

2. Arroz

Para garantir a qualidade de seu arroz, basta guardá-lo num recipiente bem fechado, no qual não penetre ar, para não permitir a entrada de carunchos.

3. Extrato de baunilha

Como é feito de álcool, o extrato puro de baunilha permanece fresco e saboroso pelo tempo que você o tiver em sua despensa

4. Sal

Sal de cozinha, sal kosher ou sal marinho conservam ao longo de anos a mesma qualidade

5. Amido de Milho

Para conservar amido de milho por tempo indeterminado, conserve-o bem seco, em recipiente bem fechado e num lugar de temperatura amena