Gastronomia

Xô desperdício: aprenda a forma certa de armazenar os alimentos de uma vez por todas

De acordo com o nutricionsita Matheus Motta, muitas pessoas têm dúvidas sobre qual é a forma adequada de armazenar cada alimento

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Em tempo de isolamento social, é importante saber a forma certa de arrumar os mantimentos para que eles durem mais tempo e diminua a necessidade de idas ao supermercado. De acordo com o nutricionista Matheus Motta, do Vigilantes do Peso, muitas pessoas têm dúvidas sobre qual é a forma adequada de armazenar cada alimento.

"Comprar e guardar na geladeira parece simples, afinal fazemos isso automaticamente. Mas nem sempre é tão fácil como parece. Muitos itens são colocados no lugar ou à temperatura errados e, por isso, precisamos ter cuidado e atenção".

Para te ajudar a armazenar os alimentos da forma correta e mantê-los saudáveis por mais tempo, o especialista listou dez dicas. Confira:

Foto: reprodução

1. Temperos - como alho e cebola descascados - devem ser guardados dentro da geladeira em recipientes fechados. Dessa forma, evita-se o contato com o ar, que pode alterar a cor e a textura dos alimentos. Salsinha e cebolinha podem ser picadas e congeladas em um recipiente fechado no freezer.

2. Prefira armazenar legumes e verduras nas gavetas inferiores. Não esqueça de lavar e secar as folhas antes de guardá-las.

3. Certos alimentos duram mais quando fechados em embalagens ou sacos plásticos - como cenoura, beterraba, chuchu, pepino, berinjela, jiló e pimentão.

4. Algumas pessoas têm o hábito de colocar o açúcar na geladeira. Isso não é necessário, desde que ele fique em um recipiente fechado.


5. Guardar a manteiga na geladeira depende da recomendação do fabricante. Leia sempre o rótulo para verificar a melhor maneira de agir. Já a margarina deve ser conservada sempre na geladeira.

6. Mantenha o leite em sua embalagem original e armazene na prateleira da geladeira. O tempo de validade é, em média, de três dias após aberto.


7. Frios - como presuntos e queijos - devem ser colocados em recipientes com tampa e guardados na gaveta própria para estes itens.


8. Não há necessidade de guardar o mel na geladeira. Caso se formem cristais de açúcar, basta aquecer o frasco em banho-maria até que se dissolvam.


9. O café pode ser guardado na geladeira para manter o seu aroma e frescor.


10. Para os ovos, apesar do que muitos pensam, a porta da geladeira não é a melhor opção para armazenamento. A abertura e fechamento da porta diminui a eficácia da refrigeração, além oferecer maior risco de quebra da casca.