Gastronomia

Zero lactose: como fazer panetone fit

"O segredo é trocar a farinha de trigo por versões funcionais de arroz integral e amêndoa para não pesar tanto no estômago", explicou Analu

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Está cansada (o) de ficar com água na boca quando ver panetone no supermercado? Calma, você pode fazer uma versão fit e se deliciar sem sair da dieta. A digital influencer Analu Lourenço ensinou a fazer panetone sem glúten e sem lactose. "O segredo é trocar a farinha de trigo por versões funcionais de arroz integral e amêndoa para não pesar tanto no estômago", explicou Analu.

De acordo com Ivana Gonçalves, nutricionista e coach de emagrecimento, uma fatia de panetone fit é semelhante ao da mesma porção do panetone tradicional ou, até mesmo, do chocotone, porém a versão saudável apresenta uma quantidade de gorduras 'ruins' três vezes menor (2,6) e uma porção superior de gorduras 'boas' (6,8).

Foto: divulgação

 “Nem sempre escolher os alimentos apenas pelas calorias é a melhor opção. Selecioná-los pela qualidade nutricional, ainda mais conciliada ao sabor, com toda certeza, é uma escolha mais inteligente e saudável”, pontua

Veja a receita:

Ingredientes:

- 1 pacote (10g) de fermento biológico seco
- 1/3 de xícara (chá) de água morna (não pode ser quente)
- 2 ovos
- 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- 1 pitada de sal
- 3 colheres (sopa) de óleo de coco
- Raspas de um limão
- 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de arroz integral
- 1/2  xícara (chá) de farinha de amêndoa
- 1/2 xícara (chá) de polvilho doce
- 1/2 xícara (chá) de cereja desidratada
- 1/2 xícara (chá) de cranberry desidratado
- 1/2 xícara (chá) de chocolate amargo
- 1 xícara (chá) de nozes picadas na faca
- 1 forma de panetone média (aproximadamente 13 cm de diâmetro)
 
Modo de Preparo:

Foto: divulgação
1- Ative o fermento, colocando-o numa tigela com água morna, misturando até dissolver. Reserve.
2- Em outra tigela, coloque os secos: polvilho doce, farinhas de arroz integral e amêndoa. Misture e reserve.
3- Na tigela da batedeira, coloque os ovos, o açúcar, o sal, o óleo de coco e as raspas de limão. Bata até misturar bem.
4- Continue acrescentando os itens reservados, misturando, desta vez, com uma espátula, incorporando-os aos poucos.

 *Dica: Após bater a parte líquida, comece incorporando o fermento ativado e depois as farinhas, pouco a pouco. Use uma espátula para facilitar incorporar os ingredientes secos à massa. Forme uma bola e cubra bem com papel filme, bem esticado. Deixe a massa descansar por 30 minutos.

5- Acrescente o chocolate, as nozes e as frutas, incorporando-os à massa. Transfira a massa para a forma de panetone. Feche com um saco plástico e lacre com um pregador, nó ou arame. Aguarde em torno de uma hora para a massa crescer. Quando faltar 15 minutos para a massa crescer, pré-aqueça o forno a 180 graus.
6- Pincele uma gema de ovo (opcional) para dourar. Leve ao forno pré-aquecido e deixe assar por, aproximadamente, 35 minutos.

*Dica: o tempo de forno varia de acordo com o equipamento, por isto é importante que você retire após assar por completo.