Que tal fazer ovos de Páscoa em casa? Confira receitas deliciosas


Ingredientes:
250 g de chocolate meio amargo
1/4 de xícara (chá) de creme de leite sem soro
1 kg de chocolate branco picado
1 colher (sopa) de chocolate ao leite derretido
Modo de preparo:
Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria. Retire do fogo. Acrescente o creme de leite sem parar de mexer até formar uma pasta brilhante. Reserve na geladeira até o dia seguinte. Derreta o chocolate branco no micro-ondas por 3 minutos na potência média. Retire do forno e mexa até acabar de derreter. Transfira para um refratário limpo e bem seco e mexa o chocolate até que, ao encostar um pouco nos lábios, dê a sensação de frio. Pincele o chocolate derretido em uma forma própria para ovo e leve-a à geladeira com a boca para baixo sobre papel-alumínio. Deixe secar até a forma ficar opaca. Retire o ovo da geladeira e espalhe a ganache dentro, deixando um borda de 1 cm sem o recheio. Faça uma nova camada de chocolate derretido sobre o recheio e devolva a forma à geladeira. Deixe secar. Desenforme com cuidado e faça arabescos com o chocolate ao leite derretido. Deixe o ovo descansar na temperatura ambiente por 1 hora. Embrulhe cada metade em papel-chumbo, junte-as e embale com papel decorado.

Ingredientes:
500 g de cobertura de chocolate branco
300 g de doce de abóbora com coco
Modo de preparo:
Derreta o chocolate branco no micro-ondas por 3 minutos na potência média. Retire do forno e mexa até acabar de derreter. Transfira para um refratário limpo e bem seco e mexa o chocolate até que, ao encostar um pouco nos lábios, dê a sensação de frio. Com um pincel culinário, faça uma primeira camada de chocolate em 2 moldes para ovo de 750 g e leve à geladeira por alguns segundos até secar. Repita a operação até obter a espessura ideal para rechear. Com as costas de uma colher pequena, recheie o ovo com o doce de abóbora, deixando 1 cm das bordas sem recheio para fixar melhor a última camada de chocolate. Leve à geladeira por 5 minutos. Espalhe o chocolate restante sobre o recheio, cobrindo-o completamente. Raspe o molde com uma espátula, formando uma borda de chocolate mais grossa, e volte à geladeira até que o chocolate fique firme. Vire o molde, deixando-o sobre a grade da geladeira até que fique opaco. Desenforme. Embale cada metade em papel-chumbo, una as duas e apoie em suporte de plástico para ovo. Embale com papel de seda e celofane, prendendo-o com um laço.

Ingredientes:
2 latas de leite condensado
6 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de creme de leite
500 g de cobertura de chocolate ao leite
50 g de chocolate meio amargo
200 g de chocolate granulado
Modo de preparo:
Em uma panela média, ponha o leite condensado, o chocolate em pó, a manteiga e leve ao fogo, mexendo sempre com uma colher de pau até adquirir consistência de “brigadeiro mole”. Retire do fogo, acrescente o creme de leite e misture delicadamente. Ponha em um refratário e deixe esfriar completamente. Derreta a cobertura de chocolate ao leite em banho-maria. Coloque em um refratário seco e limpo, e mexa o chocolate com uma espátula para resfriá-lo. Depois, pincele dois moldes para ovo de 500 g e leve à geladeira por uns segundos até secar. Repita mais uma vez para que o ovo fique com a espessura ideal para rechear. Recheie e aplique a outra camada de chocolate. Raspe o molde com uma espátula formando uma borda mais grossa e devolva à geladeira até que o chocolate fique firme. Vire o molde e deixe-o sobre a grade da geladeira até ficar opaco. Desenforme. Pique e derreta o chocolate meio amargo em banho-maria. Com um pincel, espalhe uma fina camada do chocolate meio amargo em cada metade de ovo e passe no granulado. Deixe secar e junte as metades. Fixe o ovo sobre um suporte específico com um pouco do chocolate ao leite derretido e deixe secar.

Ingredientes:
1 kg de chocolate ao leite picado
1/2 xícara (chá) de confeitos coloridos
1 colher (sopa) de confetes de chocolate
Modo de preparo:
Derreta o chocolate ao leite no micro-ondas por 3 minutos na potência média. Retire do forno e mexa até acabar de derreter. Transfira para um refratário limpo e bem seco, e mexa o chocolate até que, ao encostar um pouco nos lábios, dê a sensação de frio. Reserve 1 xícara (chá) de chocolate derretido. Pincele o chocolate restante em uma forma própria e leve-a à geladeira com a boca para baixo sobre papel-alumínio. Deixe secar até a forma ficar opaca. Retire da geladeira, faça mais uma camada de chocolate e leve novamente à geladeira até secar. Desenforme o ovo com cuidado e pincele o chocolate reservado sobre sua superfície. Polvilhe os confeitos coloridos e deixe secar na geladeira. Envolva os confetes com papel celofane e ponha dentro do ovo. Embrulhe cada metade com papel-chumbo e finalize com a embalagem desejada.

Ingredientes:
1 kg de cobertura de chocolate branco 
100 g de  cobertura de chocolate ao leite 
Acessórios:
1 cortador de alumínio de  
9 cm de diâmetro 
Papel-manteiga 
Pincel culinário 
2 moldes para ovo de 1 kg 
Assadeira de alumínio  
Papel celofane e fita
Modo de preparo:
Derreta a cobertura de chocolate branco (veja pág. 16). Transfira-o para outro recipiente limpo e seco e coloque-o em banho-maria frio, mexendo para que resfrie até 28ºC (veja pág. 16). Reserve. Repita o processo com o chocolate ao leite. Reserve. Faça o suporte do ovo com cerca de uma xícara (chá) do chocolate branco reservado: ponha o cortador sobre a assadeira forrada com papel-manteiga, despeje o chocolate dentro do aro e dê batidinhas para eliminar as bolhas de ar. Leve-o à geladeira até secar. Desenforme e reserve. Molhe o pincel no chocolate ao leite e dê batidinhas no fundo e na lateral dos moldes dos ovos para criar o marmorizado. Deixe a forma na geladeira por cinco minutos para secar. Depois de seco, distribua o chocolate branco, girando-o para recobrir toda a cavidade e eliminar o excesso. Leve à geladeira até o chocolate firmar. Repita mais duas vezes, tomando cuidado para o chocolate se espalhar de modo uniforme. Raspe as beiradas dos moldes com uma espátula, eliminando o excesso de chocolate e formando uma borda mais grossa. Deixe na geladeira até o chocolate firmar. Vire os moldes e deixe-os na grade da geladeira com a cavidade virada para baixo até que fiquem opacos. Desenforme. Una as partes (veja pág. 16). Ponha um pouco do chocolate ao leite sobre o suporte e apóie o ovo. Segure até secar. Embale-o com celofane e prenda-o com um laço de fita.

Ingredientes:
1 kg de chocolate ao leite picado
3 ovos
100 g de açúcar
250 ml de creme de leite fresco
300 g de chocolate meio amargo
1 xícara (chá) de doce de leite cremoso
Modo de preparo:
Bata os ovos com açúcar. Divida o creme de leite em três partes e reserve uma. Bata as duas restantes em picos firmes. Derreta o chocolate em banho-maria e junte o creme de leite reservado. Incorpore o chocolate com o creme de leite na mistura anterior e mexa delicadamente até ficar homogêneo. Leve à geladeira por quatro horas. Derreta o chocolate ao leite em banho-maria por três minutos na potência média. Retire do forno e mexa até acabar de derreter. Transfira para um refratário limpo e bem seco e mexa o chocolate até que, ao encostar um pouco nos lábios, dê a sensação de frio. Pincele o chocolate derretido em uma fôrma própria e leve-a à geladeira com a boca para baixo sobre papel-alumínio. Deixe secar até a fôrma ficar opaca. Retire da geladeira e distribua uma fina camada com o doce de leite em toda a cavidade, sempre deixando aproximadamente 1 cm da borda sem contato com o recheio. Leve à geladeira por dez minutos. Cubra o doce de leite com a musse e leve à geladeira por mais dez minutos. Faça uma nova camada de chocolate derretido sobre os recheios e leve novamente à geladeira. Deixe secar e desenforme com cuidado. Embrulhe cada metade em papel-chumbo e, em seguida, com papel decorado.

Ingredientes:
1 xícara (chá) de doce de coco 
1 kg de chocolate ao leite em pedaços 
Modo de preparo:
Ponha o doce de coco em uma peneira e deixe escorrer por 4 horas. Reserve separadamente o doce e a calda. Derreta o chocolate no micro-ondas por 3 minutos na potência média. Retire do forno e mexa até acabar de derreter. Transfira para um refratário limpo e bem seco e mexa o chocolate até que, ao encostar um pouco nos lábios, dê a sensação de frio. Reserve. Verifique o recheio. Se estiver muito seco, corrija o ponto com um pouco da calda reservada. Ele deve ficar úmido, porém sem excesso de calda. Faça o ovo: espalhe o chocolate derretido em uma forma própria para ovo e leve-a à geladeira com a boca para baixo sobre um papel-alumínio e deixe secar até ficar firme. Retire da geladeira e ponha o recheio na cavidade do ovo. Deixe aproximadamente 1 cm da borda. Faça uma nova camada de chocolate derretido sobre o recheio de coco e devolva a forma à geladeira. Deixe secar até a forma ficar opaca. Desenforme com cuidado e deixe o ovo descansar na temperatura ambiente por 1 hora. Embrulhe cada metade com papel-chumbo, junte-as e embrulhe novamente com papel decorado. 

Ingredientes:
300 g de chocolate meio amargo picado
1 caixa de Bis picado
Modo de preparo:
Derreta o chocolate picado em micro-ondas ou banho-maria. Coloque em uma superfície lisa ou em um refratário seco e limpo, e mexa o chocolate com uma espátula para resfriá-lo. Faça o teste da temperatura: coloque uma pequena porção nos lábios. A sensação que deve passar é a de que o chocolate está frio. Transfira para uma tigela e misture o Bis picado. Coloque em duas formas para ovo médio e leve à geladeira por cerca de 1 hora ou até que o chocolate se solte das formas.

Receitas: Site M de Mulher