Sobrou ovo de Páscoa? Saiba como reciclar o chocolate


Se você ganhou muitos ovos nessa Páscoa e não sabe o que fazer com tanto chocolate depois do feriado, saiba que é possível “reciclá-los”. Os ovos podem servir de ingrediente em receitas de trufas, brownies, mousses e ser usados como “gotas de chocolate” em cookies.
Conservação
Antes de saber como usar, é importante saber conservar o chocolate para evitar surpresas desagradáveis na hora de reciclar. Os ovos devem ser armazenados em um local fresco e seco, longe de produtos com aroma muito forte, pois o chocolate absorve cheiros com facilidade. Mesmo que o ovo ainda não tenha sido aberto, o ideal é guardá-lo em um recipiente com tampa, evitando ao máximo o seu contato com o ambiente externo. 
Ao contrário do que muitos pensam, a geladeira não é o local mais adequado para guardar o chocolate, porque o choque térmico cria uma condensação na casa do ovo. Mas quem possui uma adega pode usá-la para isso, pois a temperatura e a umidade do local são controladas. Nesse caso, o pote hermético se torna ainda mais importante para a conservação do chocolate, evitando que ele absorva odores dos vinhos.
Reciclagem
Se o ovo for todo feito com chocolate ao leite, é possível derretê-lo e utilizá-lo em diversas receitas, como mousses, coberturas, bombons, etc. Para derreter, coloque pedaços do ovo em um recipiente de vidro e leve ao microondas por 30 segundos. Retire, mexa e repita o processo até encontrar a consistência desejada.
Confira algumas receitas:

Ingredientes:

1 xícara(s) de chá de açúcar mascavo
3/4 de açúcar
1 colher(es) de chá de sal
1 xícara(s) de chá de manteiga amolecida
2 ovos
2 xícara(s) de chá de farinha de trigo
1 1/4 colher(es) de chá de bicarbonato de sódio
1 colher(es) de sopa de extrato de baunilha
2 xícara(s) de ovo de Páscoa picado
Modo de preparo:
Em uma tigela, bata os açúcares com a manteiga até a massa ficar homogênea e aerada. Adicione os ovos e a essência de baunilha, depois bata até incorporar bem. Despeje os ingredientes secos, batendo lentamente. Por último, acrescente o chocolate. Aqueça o forno a 180ºC e unte uma assadeira. Com uma colher de sopa ou colher para sorvete, despeje porções da massa na forma, deixando ao menos três dedos de espaço entre uma e outra, pois ela espalha bastante quando aquecida. Asse por 10 a 15 minutos.

Ingredientes para o brownie:

2 1/2 xícara(s) de chá de chocolate 70% cacau (aproximadamente 400 g)
2 xícara(s) de chá de manteiga extra sem sal
6 ovos
2 xícara(s) de chá de açúcar
2 xícara(s) de chá de farinha de trigo
1/2 xícara(s) de chá de castanha-do-pará
1/2 xícara(s) de chá de avelã
1/2 xícara(s) de chá de nozes
Ingredientes para o brigadeiro noir:
1 lata(s) de leite condensado
1 colher(es) de sopa de manteiga extra sem sal
1 1/2 xícara(s) de chá de ovo de Páscoa picado
Modo de preparo do brownie:
Derreta o chocolate em banho-maria e misture a manteiga. Na batedeira, junte os ovos com o açúcar e bata. Mexa lentamente o chocolate derretido nos ovos batidos até obter uma massa homogênea. Adicione, aos poucos, a farinha de trigo com o auxílio de uma peneira. Acrescente as frutas secas e misture. Unte uma forma quadrada (30 x 30 cm) com manteiga e forre com papel-manteiga, despeje a massa do brownie e asse em forno médio (180°C), preaquecido, por 30 minutos ou até que o brownie esteja assado. Teste com um palito.
Modo de preparo do brigadeiro noir:
Em uma panela de fundo grosso, coloque o leite condensado, a manteiga e leve ao fogo brando (simmer), mexendo sempre, por aproximadamente oito minutos. Acrescente o chocolate picado e mexa por mais cinco minutos ou até que a massa ganhe consistência de brigadeiro de colher. Apague o fogo e transfira a massa para um recipiente de louça untado com manteiga e deixe esfriar.
Montagem:
Corte pedaços quadrados (5 x 5 cm) do brownie, coloque-os em um prato. Derrame o brigadeiro noir sobre o brownie e decore com frutas secas.

Ingredientes:

1 lata(s) de leite condensado
1 pitada(s) de sal
1 colher(es) de sopa de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 colher(es) de chá de essência de baunilha
2 colher(es) de sopa de chocolate em pó
500 grama(s) de ovo de Páscoa meio amargo picado ou ralado
Modo de preparo:
Coloque em um recipiente de vidro o leite condensado, o sal, a manteiga, a essência de baunilha e o chocolate em pó. Leve o recipiente ao micro-ondas e aqueça por dois minutos na potência forte. Depois mexa bem até ficar homogêneo.Em outro recipiente de vidro, coloque o chocolate meio amargo no micro-ondas por um minuto e meio na potência forte. Retire e mexa até ficar homogêneo. Coloque o recipiente com a mistura do leite condensado por mais um minuto no micro-ondas em potência forte. Retire e mexa até ficar homogêneo. Em seguida, junte as duas massas e mexa até ficar uma mistura consistente. Forre uma forma de aproximadamente 30 x 20 cm com papel-manteiga. Despeje a massa e alise em toda a extensão da forma. Deixe descansar na geladeira por pelo menos por seis horas. Depois, retire da geladeira e corte como quiser, usando forminhas de corte ou um faca sem serrilhado.

Ingredientes para o mousse:

350 grama(s) de chocolate (50% cacau)
270 mililitro (ml) de água
Ingredientes para a salada de morangos congelados:
1 xícara(s) de chá de morangos congelados
2 colher(es) de sopa de vinagre balsâmico
2 colher(es) de sopa de açúcar
10 folha(s) de orégano fresco
Modo de preparo do mousse:
Derreta o chocolate na água, em fogo médio, até que fique completamente dissolvido. Depois, transfira o chocolate para uma vasilha de tamanho médio, colocando-a dentro de uma vasilha maior, cheia de gelo e água. Bata a mistura por 15 minutos, sem parar, com a ajuda de um batedor de claras (fouet), até que ela engrosse e ganhe a textura de uma mousse. Reserve na geladeira, coberto com filme plástico.
Modo de preparo da salada de morangos congelados:
Em uma vasilha pequena, misture os morangos com o açúcar e o vinagre balsâmico, amassando levemente os morangos com as mãos. Deixe os morangos marinando por 5 minutos, até que comece a se formar uma calda natural com o suco dos morangos e o vinagre balsâmico. Sirva a mousse acompanhada dos morangos e a calda, enfeitando com as folhas de orégano fresco.

Receitas: Reprodução / UOL