Top 10: receitas sem glúten


A doença celíaca é a intolerância ao glúten, substância encontrada em cereais como trigo, aveia, centeio, cevada e malte. Os celíacos precisam de uma dieta especial e, como boa parte dos alimentos consumidos pelos brasileiros possui farinhas, essa tarefa pode parecer um pouco difícil.

Veja também:
Top 10: Veja dicas de bons restaurantes no litoral norte baiano
Top 10: receitas de brigadeiro

Confira algumas receitas elaboradas especialmente para os celíacos e que podem ser feitas em casa.

Ingredientes:
4 colheres (sopa) de margarina
2 tabletes de caldo de galinha
1 litro de leite
1/2 kg de mandioca cozida e espremida
3 xícaras de creme de arroz
2 ovos
 
Modo de preparo:
Derreter a margarina, o caldo de galinha e o leite, misturar a mandioca e deixar ferver. Quando levantar fervura adicionar o creme de arroz aos poucos e misturar bem. Por último colocar os 2 ovos, mexidos como omelete e mexer novamente. Deixar esfriar um pouco e sovar bem a massa. Untar as mãos com margarina e modelar as coxinhas, passar no fubá e fritar.

OBS: Pode ser congelada crua e não necessita ser descongelada para ser frita.

Ingredientes:
500 gramas arroz branco cozido
200 mililitros leite de coco
200 mililitros água
240 gramas açúcar ou 120 gr de frutose
cravo a gosto
canela a gosto
uva passa opcional
1/2 caixa creme de soja opcional

Modo de preparo:
Utilize 500 gr de arroz já cozido (mesmo que esteja com sal). Numa panela acrescente o leite de coco, a água, o açúcar, cravo e canela. Em fogo baixo deixe apurar até adquirir consistência mais cremosa. Se quiser deixar mais cremoso, acrescente o creme de soja no final.

Ingredientes:
7 a 8 ovos
2 copos (requeijão) de açúcar
1 caixa (200 g) de fécula de batata
Raspas de limão
 
Modo de preparo:
Bater as claras em neve e reservar. Colocar as gemas na batedeira e bater bem, acrescentar o açúcar, e continuar batendo até ficar esbranquiçada. Continue batendo e vá despejando a fécula com o uso de uma peneira, e depois as raspas de limão. Agora com uma colher de pau, misture delicadamente as claras em neve. Despeje uma camada em forma alta e grande, pois, quanto mais ovos usar mais o bolo crescerá. Recheie a gosto. Complete com outra camada. Este bolo não leva fermento em pó.

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de arroz
1/2 xícara de fécula de batata
1/2 xícara de polvilho doce
1 colher (café) de goma xantana ou carboximetilcelulose (CMC)
3 ovos
3 xícaras de leite
1/2 xícara de óleo
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de fermento químico
sal a gosto

Ingredientes para o recheio:
salsichas cozidas e cortadas
molho de cachorro quente
milho (opcional)

Modo de preparo:
Colocar todos os ingredientes da massa no liquidificador e bater até misturar bem. Despeje metade da massa em um refratário e coloque o recheio. Cubra com o restante da massa. Polvilhe parmesão ou orégano por cima. Assar em forno pré aquecido a 200ºC até que fique dourado por cima. Para fazer hot dogs individuais, use pequenas formas.

Ingredientes:
200 grs. de creme de arroz ou farinha preparada
3 colheres (sopa) bem cheias de maisena
150 grs de manteiga
5 colheres de água gelada
5 colheres (sopa) de açúcar
1 gema
raspas de limão ou 2 colheres de chocolate em pó
 
Modo de preparo:
Misturar tudo e amassar bem. Abrir com os dedos forrando uma forma de aro removível untada com margarina. Furar com garfo e assar por 25 minutos. Coloque o recheio de sua preferência.

Ingredientes:
150g Chantily
75g açúcar
3 claras
100g de chocolate meio amargo (ex: Melken)
30ml de água ou bebida alcoólica de preferência

Modo de preparo:
Bater o chantily conforme as instruções do fabricante e reservar. Derreter o chocolate em banho-maria e adicionar a água. Reservar. Misturar as claras e o açúcar e aquecer em banho-maria até 50 graus. Levar a mistura a batedeira e bater em ponto de claras em neve. Quando as claras e o chocolate já estiverem em temperatura ambiente, misturar as 3 massas delicadamente com uma espátula. Levar a geladeira por 1 hora antes de servir.

Ingredientes:
1 Kg. de batatas cozidas e amassadas
3 colheres (sopa) de maisena
2 colheres (sopa) de margarina
2 ovos
1 xícara(chá) de leite fervendo
1 colher (sopa ) de fermento em pó
4 colheres de creme de arroz
1 pires de queijo ralado
 
Modo de preparo:
Misture tudo e amasse bem. Coloque a metade da massa em um pirex. Cubra com fatias de presunto e mussarela. Coloque a outra metade da massa. Leve ao forno por 30 minutos. Cubra com molho de tomate e polvilhe queijo ralado. Volte ao forno por mais alguns minutos.

Ingredientes:
2 tabletes de fermento para pão
1 colher ( sopa ) de açúcar
1 copo americano ( 150 ml ) de leite morno
1 caixa ( 200 grs. ) de creme de arroz
1 caixa ( 200 grs. ) de fécula de batata
2 colheres ( sopa ) de margarina
3 ovos
1 colher ( sobremesa ) de sal
2 batatas grandes cozidas
 
Modo de preparo:
Misture o fermento com o açúcar e 1/2 caixa de creme de arroz. Deixe descansar por 10 minutos. Numa tigela, amassar as batatas , juntar a margarina, o leite, o resto do creme de arroz, a fécula, os ovos inteiros e o sal. Misture bem com colher de pau ou batedeira. Junte esta mistura com a que estava descansando. Unte uma forma de bolo inglês e polvilhe com creme de arroz. Deixe descansar 10 minutos e asse em forno pré-aquecido por 50 minutos.

Ingredientes:
3 ovos
1 xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de creme de arroz
1 colher (sopa) de maisena
1 colher (sopa) rasa de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
 
Modo de preparo:
Bater no liquidificador. A massa fica bem líquida. Dividir para duas pizzas. Forma untada e polvilhada. O recheio ou cobertura deve ser colocado por cima da massa mole.

Ingredientes:
1 xícara creme de soja (para substituir o creme de leite)
1 xícara leite vegetal (para substituir o leite de vaca)
4 gemas
1/3 xícara açúcar
1/2 fava de baunilha

Modo de preparo:
Corte a fava na metade, no sentido do comprimento. Com a ponta da faca, raspe as sementinhas e transfira para uma panela com o leite vegetal. Junte também a fava raspada e leve a panela ao fogo médio, sem deixar ferver. (A outra metade você pode colocar no açucareiro para aromatizar o açúcar.) Desligue e deixe tomando o gosto da baunilha por 20 minutos. Retire a fava. Numa tigela, coloque o creme de soja e leve à geladeira. Em outra tigela, junte as gemas com o açúcar e bata muito bem. Após os 20 minutos, misture o leite vegetal com as gemas batidas, até formar uma mistura uniforme. Leve a mistura ao fogo baixo e mexa sem parar até que a primeira bolha de fervura apareça. Desligue o fogo. Retire o creme da geladeira e, imediatamente, junte o conteúdo da panela, passando por uma peneira. Usar o creme de leite gelado é um truque para intensificar o sabor de creme do sorvete.

Coloque a mistura em uma tigela funda, de plástico ou de inox, e leve ao congelador. Após 45 minutos, verifique se a mistura já está começando a congelar nas beiradas. Caso sim, bata vigorosamente com um batedor de arame. Leve ao freezer novamente. Repita o procedimento a cada 30 minutos, batendo com força à medida que a massa for congelando. Fica no ponto após umas 3 horas.