Juntos Pela Prevenção

Ações preventivas incluem drive thru para testagem e câmeras que monitoram a temperatura

Testagem para profissionais de saúde começou no último dia 23 e câmeras nas estações da Lapa e Pirajá na última segunda (1º)

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
O combate ao novo coronavírus passa por medidas preventivas que visam identificar possíveis contaminados para possibilitar o isolamento e uma chance menor de contaminação de terceiros. Para isso, o Governo da Bahia implantou mais duas medidas em Salvador. 

Os profissionais de saúde da rede estadual que estão na linha de frente do combate à Covid-19 ou não, têm agora mais uma opção para saberem se estão contaminados. Desde o último dia 23, um Centro de Testagem foi montado no formato de “drive thru”, no Centro de Atenção à Saúde Professor Dr. José Maria de Magalhães Netto, na região do Shopping da Bahia.

Para fazer o teste do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral, o agendamento deve ser feito pelo Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (SIAST) ou pelo RH da unidade onde ele atua. O Centro vai entrar em contato por telefone para informar a data e horário do exame. Funciona todos os dias das 8h às 17 horas.

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) recomenda a testagem regular dos trabalhadores em um intervalo de 14 a 21 dias que atuem nos hospitais estaduais da capital e do interior, independente do perfil de atendimento da unidade.

Foto: Divulgação / GOV BA
Câmeras nas estações

Outra medida adotada pelo Governo, que começou a funcionar no último dia 1º, é o monitoramento de passageiros do metrô nas estações da Lapa e Pirajá através de câmeras capazes de identificar se as pessoas estão febris, ou seja, com temperaturas acima de 37,8ºC.

Os passageiros identificados pelas câmeras são abordados por equipes técnicas, formados por enfermeiros e técnicos de enfermagem, e levados para a sala de primeiros socorros das estações, onde recebem informações de segurança e isolamento e também fazem o teste rápido para a detecção da Covid-19.

Até 19h desta quarta-feira (3), mais de 70 mil passageiros que passaram pelas estações de metrô da Lapa e Pirajá tiveram suas temperaturas monitoradas. Cerca de 40 passageiros apresentaram temperatura igual ou superior a 37.8º e foram testados nas duas estações, sendo quatro positivos para covid-19 até o momento, detectados por meio de testes rápidos. Os resultados dos exames coletados em PCR, que confirma a causa da infecção, estão em análise na Secretaria da Saúde do Estado.

A previsão é que os equipamentos funcionem das 7h às 19h, período que concentra cerca de 90% da demanda.