Juntos Pela Prevenção

Faça sua parte! Confira cuidados indispensáveis para se proteger do coronavírus

Isolamento social é uma das medidas mais importantes, mas outras recomendações são essenciais

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
A pandemia do novo coronavírus nos fez entrar em alerta, mudar nossa rotina e rever hábitos antigos. Para evitar a transmissão do vírus, é necessária uma colaboração coletiva. Uma pessoa contaminada, sem isolamento, pode transmitir para inúmeras pessoas. Por isso, o isolamento social é uma das primeiras medidas recomendada por especialistas.

No entanto, algumas pessoas ainda precisam sair de casa para trabalhar, caso de trabalhadores de serviços essenciais, como saúde e segurança. Para eles, o cuidado deve ser redobrado.

Uso de máscaras ao sair de casa auxilia no combate ao coronavíurs / Foto: Divulgação / GOV BA

Nesse caso, tenha sempre com você um álcool em gel 70%, para a higienização das mãos quando não tiver água e sabão por perto. Lave as mãos especialmente após tossir ou espirrar, por pelo menos 20 segundos, lembrando dos espaços entre os dedos, das unhas e punho. Evite ao máximo levar as mãos ao rosto. 


Utilize máscaras ao sair de casa. Você pode ser um paciente assintomático e o uso da máscara vai evitar a proliferação do vírus. 

Em casa

Ao chegar em casa, retire os calçados antes de entrar. Separe os objetos pessoais, como chave, óculos, bolsa e celular, que vieram com você e os coloque em um recipiente. Em seguida, não toque em nada antes de se higienizar. Caso não possa lavar a roupa que estava usando naquele momento, coloque-a em uma sacola plástica. 

O ideal é tomar um banho após chegar em casa, mas caso não seja possível higienize todas as áreas expostas, como mãos, punhos e rosto. Depois da higienização pessoal, pegue aqueles objetos e os higienize. Por fim, lave sua mão novamente.

Lembre-se também de manter o ambiente ventilado, com janelas abertas, para melhor circulação do ar. 


E o delivery?

Pedir refeições através de serviços de delivery virou uma das principais opções durante o isolamento social. Mas apesar de não sairmos de casa, ao receber a comida é necessário tomar cuidados.



Primeiro, se pedir por algum aplicativo de delivery, opte por fazer o pagamento antes, para evitar mais contato com o entregador e a troca do cartão, máquina ou dinheiro entre vocês. Caso isso não seja possível, evite contato direto com a máquina do cartão. Uma dica é usar um pedaço de papel higiênico ou guardanapo.


Antes e depois de receber o alimento, higienize as mãos com álcool em gel 70% ou água e sabão. Mantenha uma distância mínima de 1,5 metro do entregador. Em alguns aplicativos, há a opção de fazer a entrega sem contato físico. Nesse caso, o entregador pode deixar o pedido no portão de casa, portaria do edifício ou porta do apartamento. 

Tire o alimento da embalagem, colocando-o em um recipiente pessoal e limpo, e descarte-a. Em seguida, higienize a superfície que a embalagem entrou em contato. Por fim, higienize novamente a mão para iniciar a refeição. 

Não compartilhe objetos como pratos, talhes e copos com ninguém.

Uma outra modalidade que tem ganhado força são as compras de supermercado também delivery. Essa é uma ótima opção para evitar a exposição ao vírus, mas também requer cuidados. 

Ao receber as compras, é preciso passar também pelo processo de higienização. Em caso de verduras e frutas, mergulhe-as em água sanitária diluída e depois enxágue com bastante água corrente. 

Higienize os produtos não comestíveis com álcool 70%, assim como em embalagens de alimentos que serão armazenados. Após esse processo, tome banho e higienize todas áreas expostas. 

Grupos de risco

Se você mora com pessoas que se enquadrem no grupo de risco, opte por dormirem em camas separadas. Se for possível, utilizem banheiros diferentes e faça a limpeza com água sanitária. 

Não compartilhe objetos pessoais como toalhas, copos, talheres, entre outros. Superfícies de alto contato, como mesa, precisam ser limpas e desinfetadas diariamente. Lave roupas, lençóis e toalhas com mais frequência.