Durante os dias 03 a 05 de julho, das 9h às 18h, a Fundação Pedro Calmon/SecultBA proporcionará aos baianos uma razão a mais para estarem ao pé do caboclo. E não é para chorar ou fazer lamentações, como reza o dito popular.Mas para buscar lazer e informações, por meio do mundo dos livros, da poesia e do teatro.O projeto “Ao Pé do Caboclo”, que já está na sua terceira edição, será realizado na Praça do Campo Grande (Centro de Salvador), em volta do monumento em homenagem ao Dois de Julho, em uma ação que leva à comunidade informações cívicas que reforçam a importância da Bahia no processo de independência do Brasil. Estará à disposição do público uma feira de livros a preços especiais, com obras da FPC, do livreiro Edilson Batista de Lucena Filhoe do cordelista Antônio Barreto, além de performances e recitais poéticos, apresentações teatrais, exibição de filmes e contação de histórias. Duas unidades da FPC estarão à frente das atividades: a Diretoria do Livro e da Literatura (DLL) e a Biblioteca de Extensão, que durante os três dias estacionará a Biblioteca Móvel na Praça. Serão estantes e mesas repletas de livros e revistas, que somam mais de 2 mil títulos, incluindo obras de vários gêneros literários, além de gibis e jornais, com o objetivo de promover a leitura e a diversão de pessoas de todas as idades. No ônibus, a criançada encontra ainda brinquedos educativos que estimulam o raciocínio, a exemplo do xadrez, dominó, baralho e gamão, entre outros.
Programação - Além da feira de livros, que fica a disposição dos leitores das 9h às 18h, uma programação cultural diversificada promete envolver crianças e adultos. No dia 3 (domingo), a partir das 13h30, ocorrerá a performance teatral Quem Sou Eu, Bahia? Com a Cia. de Teatro da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato – turma juvenil. A peça faz homenagem ao 2 de Julho, ressaltando a importância de várias personalidades relevantes da História da Bahia e o significado para cada aluno-ator do fazer teatral. Ainda na parte cênica, haverá um diálogo entre Ceci e Peri (Caboclo e Cabocla) encenado com os atores Paulo Barros – ator, diretor teatral, poeta e pesquisador de culturas populares e Elivan Lima –ator e dançarino.
A poesia também marcará presença, com o recital do grupo Calabar e dos Poetas da Praça, com Pedro Cezar em recital, VIVA A BAHIA! O poeta Cezar levará para Praça sonetos, tercetos, quadras, com temática filosófica, romântica e social, fazendo fluir do texto à oralidade na poesia. E para finalizar, apresentação dos violeiros Paraíba da Viola e Antônio Queiros. As informações são da Fundação Pedro Calmon.
Projeto ao Pé do Caboclo
Praça do Campo Grande – Centro de Salvador
De 03 a 05 de julho, das 9h às 18h
Grátis
71 - 3116-6918
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade