Mapas Juninos

Aprenda receitas de licores e ganhe renda extra neste São João

Selecionamos seis sabores da tradicional bebida junina com os seus respectivos passo a passo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quando se fala em São João, é impossível não lembrar das comidas típicas que invadem a época festiva. Fonte de renda para muitas pessoas, o licor é sinônimo de celebração na época junina. São inúmeros os possíveis sabores que dão gosto à famosa bebida, que existe desde o século XIII, mas que só foi sofisticada quatro séculos depois pelos italianos.

Hoje, o doce drink é acompanhamento certo para as outras delícias típicas das festas de Junho. Selecionamos seis saborosas receitas de diferentes tipos de licores para você preparar e animar mais ainda sua festa. Sabendo preparar os licores, eles podem ser inclusive comercializados e tornar uma fonte de renda extra para você. Confira as receitas:

Ingredientes:

100g de chocolate (picado)

1 xícara (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) de água

1 colher (chá) de essência de baunilha

1 xícara (chá) de álcool de cereais

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o açúcar e a água, leve ao fogo médio por 15 minutos até formar uma calda. Despeje essa calda sobre o chocolate, mexendo bem, para que o chocolate derreta. Bata no liquidificador. Espere esfriar, acrescente a baunilha e o álcool de cereais. Engarrafe. Mantenha na geladeira e agite antes de servir.

Ingredientes:

4 jenipapos grandes

1 litro de água

1 kg de açúcar

1/2 litro de aguardente (cachaça) de boa qualidade

Modo de preparo:

Lavar bem os jenipapos, cortá-los ao meio e deixá-los durante 10 dias, num vidro fechado, juntamente com a aguardente. Passado esse período, fazer uma calda grossa, misturando o açúcar e a água — em fogo alto, gastam-se aproximadamente 45 minutos. Deixar ferver bastante. Retirar do fogo, esperar esfriar, e despejar a cachaça (aguardente) na calda, apertando os frutos com as mãos. Retirar os pedaços do jenipapo e passar a bebida num coador de flanela e depois num coador de papel.Se o processo estiver muito lento, trocar o filtro. Depois de pronto, guardar em garrafas, bem fechadas.

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

a mesma medida de açúcar (usar a lata)

a mesma medida de aguardente

a mesma medida de água

4 colheres (sopa) de café solúvel

1 colher de baunilha

Modo de preparo:

Aqueça a água, e nela, dissolva o café solúvel. Coloque o liquido no copo de liquidificador, junte os outros ingredientes e bata por cerca de 2 minutos, coloque em uma licoreira e leve a geladeira. Sirva bem gelado.

Ingredientes:

1 kg de amendoim

1 kg de açúcar

2 pacotes de cravos

1 lata de leite condensado

1 litro de cachaça de sua preferência

2 litros de água

Modo de preparo:

Em uma panela torre o amendoim, deixe esfriar e tire toda a pele. Em outra panela adicione 2 litros de água para ferver junto com o açúcar e o cravo. Deixe levantar fervura e depois acrescente o amendoim torrado, deixe ferver mais alguns minutos, quando estiver frio bata tudo no liquidificador com o leite condensado. Coe em uma peneira e depois adicione a cachaça e misture. Coloque em uma garrafa e sirva gelado.

Ingredientes:

1 coco fresco ralado fino

1 litro de cachaça de boa qualidade

6 xícaras (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de água

Modo de preparo:

Misture o coco, a cachaça e 2 xícaras (chá) do açúcar. Despeje em um vidro limpo e com tampa. Deixe descansar em local seco e escuro por 10 dias. Coloque o restante do açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo com a água por 20 minutos ou até formar uma calda levemente dourada e grossa. Peneire a mistura do coco ou passe por um pano limpo, apertando. Descarte o bagaço e misture o líquido com a calda de açúcar. Engarrafe. Agite antes de servir.

Ingredientes:

30 a 40 maracujás sem sementes

1 litro de álcool para licor

Essência de baunilha à gosto

1 quilo de açúcar

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes de molho, deixando em infusão por 8 dias. Decorrido esse tempo, juntar 2 garrafas de água, peneirar e filtrar.