Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Como se controlar para não meter o pé na jaca nas festas juninas

A moderação, claro, é bem-vinda — e necessária para quem quer manter a dieta

Redação iBahia • 01/06/2019 às 15:49 • Atualizada em 28/08/2022 às 15:36 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Um cachorro quente dali, uma maçã do amor de lá. O cuscuz também cai bem, ainda mais se acompanhado do quentão. Até o fim da festa, ainda dá para passar na barraca do algodão doce e do pé de moleque. O dia de São João é hoje, mas as festas juninas costumam se prolongar até agosto. E, se você é fã das comemorações, sabe que é uma tentação pular a fogueira sem enfiar o pé na jaca. Mas, algumas dicas podem ajudar a controlar a comilança.

"A maioria das receitas tem grande quantidade de açúcar e gordura. O ideal é escolher um ou dois quitutes preferidos, sem exagerar. Se, ainda assim, continuar com fome, procure opções menos calóricas, como pipoca ou milho cozido", aconselha o nutricionista do Vigilantes do Peso, Matheus Motta.

A moderação, claro, é bem-vinda — e necessária para quem quer manter a dieta. Mas quem não resiste aos quitutes juninos não precisa se sentir culpado após a festa. "A festa junina não acontece todo final de semana, então você pode até se preparar para poder “relaxar” um pouco. Se alimentar de modo realmente saudável durante os outros dias e beber bastante água antes e durante a comemoração são dicas para amenizar os estragos", sugere o nutrólogo Hugo Coelho Neves.

Apesar de calóricos, porém, os ingredientes das festas juninas podem ser “do bem”. "Os ingredientes em si podem ser nutritivos, mas o modo de preparo influencia muito. Um exemplo é o milho, fonte de fibras e vitamina E." Mas o nutrólogo pondera: "A maçã, por exemplo, é ótima fonte de nutrientes. Se pensarmos na maçã do amor, a qualidade continua, mas você adiciona o açúcar, que altera a absorção de várias vitaminais e minerais, destrói o sistema imunológico e causa outros prejuízos."

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais