Mapas Juninos

Ibametro fiscaliza produtos juninos em todo o estado

Serão observados os produtos típicos da época, como canjica, milho, licor, além de fogos de artifício

Da Redação
- Atualizada em

Supermercados e barracas de fogos da capital e interior do estado serão fiscalizados pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) no período de 5 a  21 de junho. Serão observados os produtos típicos da época, como canjica, milho, licor, além de fogos de artifício.

O objetivo da Operação é coibir abusos nas vendas ao consumidor com relação à pesagem dos alimentos assim como as informações que devem constar ma etiqueta dos produtos, de acordo com a legislação.

Serão verificados, prioritariamente, o aspecto formal, relativo à descrição da composição do produto, e o aspecto quantitativo, para avaliar se a quantidade indicada na embalagem corresponde à quantidade real. Os critérios se aplicam tanto aos produtos alimentícios quanto aos fogos.

Caso seja identificada alguma irregularidade, a empresa responsável pelo produto será autuada e terá 10 dias para recorrer. A Operação São João acontece em toda a Bahia. Para os comerciantes que se sentirem lesados, as denúncias podem ser feitas pelo Disque Ibametro no 0800-071-1888.