Mapas Juninos

Prefeitura monta esquema especial de serviços durante São João

Linhas de ônibus com itinerários em diversos pontos da cidade terão o roteiro prorrogado até as 3h da madrugada

Redação Correio 24h
De quinta-feira (22) até sábado (24), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) realizará uma ação de conscientização com o objetivo de notificar os comércios no entorno das festas, que acontecerão no Pelourinho e em Paripe, para evitar a venda de bebidas em vasilhames de vidro e ocupação de vias públicas com mesas e cadeiras. Os fiscais ainda irão vistoriar as estruturas dos palcos montados nos circuitos.
Foto: Reprodução/GOVBA
O São João do Pelô irá contar com 355 ambulantes licenciados. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) realizará operações com cerca de 60 agentes para ordenar o comércio e garantir a acessibilidade dos frequentadores da festa, coibindo práticas irregulares de venda. A fiscalização do comércio informal também alcançará o São João de Paripe. As ações terão apoio da Guarda Civil Municipal.
Transporte e trânsito
A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai estender o horário de operação de 28 linhas de ônibus e do Elevador Lacerda para atender à população que irá ao Pelourinho. A partir desta quinta, linhas com itinerários em diversos pontos da cidade terão o roteiro prorrogado até as 3h da madrugada (veja a tabela abaixo). O Elevador Lacerda vai funcionar durante 24 horas, a partir das 18h do dia 22 até as 6h da manhã do dia 25. Nesses dias, das 18h às 6h, o equipamento funcionará gratuitamente.
Os usuários de transporte público ainda contarão com três veículos reguladores, que serão disponibilizados para a Estação da Lapa/Elevador Lacerda, junto com outros seis para o Terminal da Barroquinha, entre 22h e 4h da manhã do dia 23. Nos dias 24 e 25, haverá seis coletivos da mesma frota para a Estação da Lapa e para Barroquinha, também das 22h às 4h. As pessoas que optarem em usar táxi terão três pontos: Praça Cairu, Terminal Náutico e Praça Municipal.
A Transalvador irá monitorar o trânsito, por meio do Núcleo de Operação Assistida (NOA), e por equipes presentes nas principais avenidas e saídas da cidade, como Rodoviária e Ferry Boat. Além disso, haverá interdições de tráfego e alterações para comemorações no Centro Histórico e em Paripe, entre a quinta (22) e o sábado (24).
Neste período, no Centro Histórico, as vias de acesso ao Largo do Terreiro de Jesus serão interditadas das 15h às 3h do dia seguinte. Também será proibido o estacionamento no local, entre 12h e 3h.
Em Paripe, das 15h às 3h, as vias que margeiam a Praça João Martins serão interditadas e a opção de tráfego será seguir pela Rua Senhor do Bonfim, Avenida Carioca de Paripe e a Rua Pajussara de Paripe. O estacionamento será proibido na Praça João Martins, das 12h às 3h.
Defesa Civil
A Codesal estará de plantão todos os dias para oferecer todo o apoio em caso de emergência. As equipes de engenheiros, motoristas e assistentes sociais estarão de plantão na sede, além da Central 199, que funciona 24h por dia.
Saúde
Quem necessitar de atendimentos de urgência e emergência durante o feriadão poderá procurar as unidades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Realizam esse serviço as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Valéria, Adroaldo Albergaria (Periperi), Pirajá, San Martin, Vale dos Barris, Brotas, Hélio Machado (Itapuã), Paripe e São Cristóvão, além dos Pronto Atendimentos (PAs) São Marcos, Alfredo Bureau (Marback) e Edson Teixeira (Arenoso) e Maria Conceição Santiago Imbassahy (Pau Miúdo) e Rodrigo Argolo (Tancredo Neves). A Central do SAMU estará em esquema de plantão todos os dias, inclusive dando apoio ao São João do Pelourinho.

Manutenção
Os serviços de desobstrução de canais e caixas de passagem, drenagem e podas de árvores não sofrem alterações para o período e seguem o cronograma normal de atividades em regime especial. Segundo a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), equipes responsáveis pela manutenção de praças e passarelas também realizarão atividades de vistoria e reparos nos espaços públicos. As intervenções ligadas às operações Chuva e Tapa-buracos também continuam sem modificações.
Salvamar
Do dia 21 a 25, os agentes da Salvamar atuarão em 28 postos fixos e em mais quatro volantes do Jardim de Alah até Ipitanga, para atender aos banhistas que forem à praia. O órgão aconselha que quem for tomar banho de mar deve ficar atendo às condições climáticas e buscar informações sobre as condições da maré no local. 
Confira linhas de ônibus que vão prolongar o atendimento até as 3h:
0416 IAPI –França/Campo  Grande
0424 Santa Mônica – Barroquinha
0705 Nordeste – Baixa dos Sapateiros
0717 Vale das Pedrinhas – Barroquinha
0923 Conjunto Guilherme Marback – Barroquinha
1001 Aeroporto-Sé
1034 Parque São Cristóvão – Barroquinha
1109 Pernambués – Barroquinha
1202 Tancredo Neves – Barroquinha
1216 Mata Escura – Barroquinha
1227 Nova Sussuarana - Barroquinha
1317 Pau da Lima – Barroquinha
1321 São Marcos – Barroquinha
1345 Castelo Branco – B. dos Sapateiros/ Barroquinha
0201 Ribeira/Bonfim – Campo Grande
1504 Pirajá – Baixa dos Sapateiros
1533 Fazenda Coutos – Lapa
1602 Alto de Coutos – Lapa
1606 Paripe – Baixa. Dos Sapateiros