Mapas Juninos

Projeto 'Vila Esquenta Espicha' fortalece os festejos juninos na Bahia

Cidades selecionadas foram Itaparica, Vera Cruz, Camamu, Maragojipe e São Sebastião do Passé na edição deste ano

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Entre os dias 13 de junho a 03 de julho, cerca de 3.000 pessoas irão presenciar diariamente em cada cidade escolhida, a vila junina, que vai contar com quermesse, coreto, shows, feira de artesanato, espaço para quadrilhas adulto e infantil, além de muito arrasta pé.

Foto: Divulgação
Para a edição deste ano, as cidades selecionadas foram Itaparica, Vera Cruz, Camamu, Maragojipe e São Sebastião do Passé, todas no interior da Bahia. Com cenografia típica de São João, as regiões vão reafirmar o espírito junino, sem perder a essência.

 

A iniciativa do 'Esquenta Espicha' pretende fortalecer o desenvolvimento local, tanto do ponto de vista econômico, quanto cultural, com o resgate da tradição nordestina e seus festejos, que ocorrem durante todo o mês de junho, incluindo o São João, São Antônio e São Pedro, como manifestações tradicionais celebradas em inúmeros municípios. Em alguns deles uns santos são mais celebrados que outros, mas existem municípios que celebram a todos com a mesma intensidade. A partir daí nasceu o nome 'Esquenta Espicha'.

 

As festas são marcadas com muito forró pé-de-serra ao som da sanfona, zabumba e do triângulo, onde os vizinhos passam de casa em casa para confraternizar, provar um bom licor e comida tópica da terra, além da boa prosa na beira da fogueira.

 

Dentro desse contexto, o projeto Esquenta Espicha traz a iniciativa de fortalecer as festas de São João, mobilizando o comércio local e somando no desenvolvimento econômico dos municípios participantes com a geração de empregos direto e indiretos. A ambientação da vila será elaborada por grande parte dos artesões das cidades selecionadas, valorizando os saberes e fazeres populares.

Esteiras, mandalas de palha, uma bela sinalização, gambiarras e bandeirolas farão parte do cenário. Sem falar no coreto, onde nos dias de festa, terão apresentações de trios nordestinos, para não deixar o ritmo parar e garantir o arrasta-pé. Neste espaço, as crianças irão se apresentar com as suas animadas quadrilhas juninas e poderão desfrutar das típicas brincadeiras de São João como: pau de sebo, arremesso de argola e corrida de saco.